quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

O Futuro da Era Digital

por Thiago Bertoletti | baguete

Não é segredo que a evolução da tecnologia está tornando a população mais conectada do que nunca. Mas o real alcance desta “conexão” ainda é difícil de mensurar, principalmente olhando um cenário futuro. Pois bem, recentemente li um estudo chamado “The Future of Digital”,  desenvolvido pela Business Insider, que me ajudou a ter uma visão mais clara (ou menos turva) do que vem por ai, e aproveito para compartilhar com vocês neste início de 2013 as percepções que tive dele.

O estudo mostra o cenário global (presente e futuro) envolvendo todos os aspectos do mundo digital, ou seja, quantidade de pessoas conectadas, venda de computadores, tablets, smartphones, mídia digital, receita com venda de conteúdo online, redes sociais e potencial deste mercado, entre outros. Abaixo destaco os principais pontos que servem de reflexão, e precisam ser olhados com atenção por consumidores, usuários e principalmente, empresas:

• Hoje somos aproximadamente 2,5 bilhões de pessoas no mundo conectadas a internet (praticamente 35% da população mundial).
• Em 2012, pela primeira vez, foram vendidos mais tablets e smartphones do que computadores e notebooks.
• Em 2015, projeta-se que 80% de todo o acesso a internet seja feito por dispositivos móveis (smartphones e tablets).
• No mundo existem 7 bilhões de linhas de celular (isto mesmo, quase 1 por habitante no planeta), sendo que 1 bilhão são de usuários de smartphones.
• O ritmo de crescimento na adoção de smartphones em mercados maduros está começando a cair, como Estados Unidos por exemplo. Ou seja, mercados emergentes como a China (e Brasil também) tendem a crescer muito mais em escala exponencial na adoção de smartphones
• Na China, 85% da base de smartphones é Android. A Apple tem 5% do mercado Chinês apenas (aqui uma observação do colunista: se vc trabalha com desenvolvimento Android, olhe este mercado!)
• Em 2012, nos Estados Unidos, o Google sozinho vendeu mais publicidade online que todos os  anunciantes de jornais impressos americanos. Só a Amazon faturou 1 bilhão em publicidade em 2012.
• Google e Facebook monopolizam o mercado de publicidade Online americano, com 89%, cada um com seu foco e especialidade. Segundo conclusões do estudo, anunciar no Google é como anunciar em uma loja, e no Facebook é como anunciar em uma festa.
• Entre todas as mídias existentes hoje (TV, online, Radio, Impressa, Mobile e Outras), a única que cresce ano após ano é a mídia em mobile. Seu crescimento só não irá superar outros canais pela limitação de tela, mas o potencial neste segmento é impressionante.
• A mobilidade está no centro desta mudança de comportamento digital . Nos smartphones e tablets já é possível fazer quase tudo que se faz em um computador ou notebook, e ainda se pode jogar, tirar e compartilhar fotos e usar aplicativos pessoais ou mesmo para trabalho, sem estar em seu escritório. Ou seja, os dispositivos móveis tornaram a experiência digital 24 x 7.

Nestes tópicos, fica evidente que ocorre no mundo mudanças claras de comportamento. E quando muda o comportamento, muda também o fluxo de dinheiro. É natural que anunciantes, provedores de serviço e outros segmentos da economia olhem mais para este mercado e adequem suas ofertas para o canal que o seu público acessa.

O estudo por fim conclui que o futuro da era digital é mídia mobile, mas não somente mobile. Hoje vivemos em um “4-screen world”, um mundo de 4 telas (Smartphone, tablet, notebook e TV), e quem sabe uma 5ª tela esteja por vir em breve (Google Glass – óculos). Ou seja, o recado que fica é: se sua empresa não tem uma estratégia para mobilidade, ou não está presente de forma adequada nestes ambientes, fique atento! Neste novo ano estas mudanças devem seguir em ritmo acelerado, e sua empresa deve estar preparada para elas, principalmente (no caso do foco desta coluna), mobilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário