quarta-feira, 20 de março de 2013

EUA: uma em cada quatro pessoas lê eBooks



Revolução eBook
Imagem: Internet

Uma pesquisa conduzida pela Bookboon, serviço que publica eBooks gratuitamente, indica que a adoção de eBooks na terra do Tio Sam vai de vento em popa: um em cada quatro norte-americanos compra eBooks, e a previsão é que esse número chegue a 50% ao final de 2013.

O estudo foi realizado junto a uma amostragem de 6 mil leitores. Em números precisos, 27,1% são consumidores de livros digitais, enquanto outros 22,7% esperam adquirir bens dessa natureza dentro de um ano.

Todavia, é bom arrefecer os ânimos: em primeiro lugar, porque a pesquisa foi feita por um serviço que distribui eBooks junto a pessoas que gostam de ler.

Em segundo lugar, a mesma entidade realizou outra pesquisa que resultou em uma informação megalomaníaca: metade dos universitários norte-americanos prefeririam textos em formato digital. Mas um outro estudo, realizado pelo Book Industry Study Group (BISG), mostra que a adoção anda em torno de apenas 6%. Além disso, outra pesquisa, feita junto a alunos que já usavam os “e-textbooks” no Canadá, mostrou que os alunos aprendem melhor quando usam textos impressos.

Apesar dos contras, a pesquisa tem seus méritos. Em relação ao percentual de usuários de tablets e eReaders, gadgets ideais para ler livros digitais, o levantamento foi certeiro: 17,8% dos norte-americanos planejam adquirir um desses aparelhos até 2014. Estima-se que um quarto das pessoas no país têm um tablet, e uma em cada seis possui um eReader.

Outros dados

Segundo o estudo, 57,7% dos consumidores de livros em geral acreditam que metade dos livros que eles vão ler dentro de três anos serão eBooks. Entre os usuários de tablets, apenas, esse número sobe para 71,9%. Já aqueles que não consideram ler eBooks nos próximos três anos constituem 22,2% da amostra.

Com informações do DBW

Nenhum comentário:

Postar um comentário