segunda-feira, 24 de junho de 2013

IDAD lança base de dados online de legislação internacional em qualidade do ar



O Instituto do Ambiente e Desenvolvimento (IDAD) da Universidade de Aveiro (UA) acaba de lançar uma base de dados on line – intitulada Airlex - com legislação internacional sobre qualidade do ar. Trata-se de uma plataforma que disponibiliza gratuitamente legislação relativa aos poluentes do ar e seus valores limite em mais de 100 países e que resulta do estágio de um aluno do Departamento de Ambiente e Ordenamento (DAO).

De acordo com o secretário-geral do IDAD, Miguel Coutinho, o projeto Airlex, é uma base de dados que pretende reunir a legislação sobre qualidade do ar de todos os países do mundo. “A ideia foi desenvolver uma plataforma gráfica que permitisse perceber para os vários poluentes quais são os valores limites nos vários países”, explica.

Este projeto foi desenvolvido por um aluno do Mestrado em Engenharia do Ambiente do DAO, Filipe João da Silva Rodrigues, a partir de uma ideia do IDAD. O aluno efetuou pesquisas na internet em páginas de ministérios ou organizações oficiais, a tempo inteiro, durante dois meses. Primeiro focou a sua atenção nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), depois foi a vez dos países da União Europeia e, a partir daí, reuniu legislação de mais de 90 países, para além dos membros daquelas duas organizações internacionais.

...

A página internet já foi tornada pública e divulgada numa série de conferências internacionais, e nas redes sociais Facebook e Linkedin. Um dos eventos onde foi apresentada foi na Green Week 2013, no início de junho, em Bruxelas. “Soubemos do evento Green Week, que este ano era dedicado às questões do ar limpo. Candidatámo-nos para estar na feira com um stand próprio e conseguimos”, acrescentou o responsável do IDAD.

...

Fonte: ua online | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário