sexta-feira, 16 de agosto de 2013

O e-books são mais ecológicos do que os livros em papel?

Ambientalistas dizem que os e-books, apesar dos avanços tecnológicos, são um um "desastre ecológico"

EITB - Espanha
Tradução livre

O custo ambiental da fabricação de livros eletrônicos é "muito alto". 

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, informações impressas em papel podem prejudicar menos o meio ambiente que  pegada de carbono deixada pela fabricação dos 
e-readers, de acordo com os ambientalistas e representantes da indústria de papel.

É melhor para o ambiente, por exemplo, impressão em preto e branco de um e-mail com um anexo de quatro páginas, frente e verso, do que ler uma tela de computador por aproximadamente 15 minutos, de acordo com dados fornecidos pelo Associação Espanhola de Celulose e Papel (ASPAPEL).

Além disso, em um relatório da organização ambientalista "Amigos da Terra" na França, publicou em seu site afirmando que os e-books, apesar dos avanços tecnológicos que isso implica, são um "desastre ecológico".

Os argumentos que são usados para a crítica são o custo energético da produção de dispositivos de leitura eletrônica e de desmatamento, que envolve o acesso a determinados minerais geralmente em países em desenvolvimento para a fabricação de suas peças, que muitas vezes não recicláveis.

Incentivar o uso de papel reciclado

Frente a essas práticas, a associação encoraja a aumentar o uso de papel reciclado na impressão de livros e de compartilhar cópias do livros que já foram lidos, como medidas mais eficazes para ajudar o meio ambiente.

Eles observam que o papel é o material mais reciclado do mundo , e seu impacto na luta contra as alterações climáticas "começa a fazer o seu caminho", porque suas características ambientais são "imbatíveis".




E-book é mais sustentável que livro impresso?


Nenhum comentário:

Postar um comentário