terça-feira, 10 de setembro de 2013

Fundação João Pinheiro lança Repositório Institucional

Produção intelectual da instituição pode ser acessada pelo público externo

A Fundação João Pinheiro (FJP) lançou em agosto o serviço de informação Repositório Institucional da Fundação João Pinheiro (RI-FJP), dedicado à gestão da produção intelectual da instituição. Desenvolvida pela equipe da Biblioteca Professora Maria Helena de Andrade, a ferramenta reúne, organiza, preserva e dissemina o conteúdo científico produzido pelos pesquisadores do Centro de Pesquisas Aplicadas, do Centro de Estudos de Políticas Públicas, do Centro de Estatística e Informações e por professores da Escola de Governo.

Realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict), sua criação se insere no movimento internacional de acesso aberto (open access) à informação científica e favorece a promoção, o impacto e a visibilidade do conhecimento e das pesquisas desenvolvidas na FJP.

Indexado em diretórios científicos internacionais, o acervo do repositório é composto por artigos científicos, teses e dissertações, relatórios de pesquisa, comunicações em eventos científicos e capítulos de livros. O acesso é liberado para o público externo e destinado, principalmente, aos servidores da Fundação e de outros órgãos estaduais, estudantes e pesquisadores de centros de investigação e universidades.

De acordo com Roger Guedes, analista responsável pelo RI-FJP, o diferencial da ferramenta é integrar em uma única plataforma toda produção científica livremente licenciada e torná-la disponível a qualquer pessoa. “Pouco mais de 100 itens já foram incluídos no repositório e disponibilizados para pesquisadores do Brasil e do exterior. Os interessados podem se cadastrar no serviço de alertas e receber diariamente informações de todo o conteúdo inserido, ou escolher pelos núcleos de pesquisa da instituição”, explica.

Conheça o RI-FJP pelo site: www.repositorio.fjp.mg.gov.br


Via FJP

Nenhum comentário:

Postar um comentário