sábado, 14 de setembro de 2013

Portal da UEAP inaugura acesso a serviços e publicação de artigos científicos


O portal de Revistas Eletrônicas Científicas de acesso aberto inaugura um novo marco na produção de artigos científicos por docentes e discentes da Universidade do Estado do Amapá, pesquisadores do estado e de todo o Brasil, em especial da Amazônia. O novo espaço de divulgação científica é fruto de um projeto iniciado no ano de 2011, pela equipe técnica da reitora Maria Lúcia Teixeira Borges, que, assim como diversas outras conquistas, torna-se realidade após dois anos e oito meses de trabalho.

Inaugurando o portal de periódicos, a Ueap lança a Revista Ciências da Amazônia (RCA), uma revista multidisciplinar que publica semestralmente revisões, artigos, notas científicas e resumos inéditos sobre temas relativos à Amazônia e ao Brasil, em português, espanhol, italiano, francês e inglês.  Para a publicação de artigos, é necessário seguir os passos que estão à disposição dos autores na homepage do periódico. O corpo editorial é formado por professores pesquisadores da Ueap e de instituições externas locais.

O lançamento do portal de Revistas Eletrônicas Científicas de acesso aberto aconteceu no último dia 12/09, no auditório central do campus I da Ueap, juntamente com o lançamento de diversos projetos tecnológicos que facilitarão o acesso e utilização dos produtos e serviços oferecidos pela Universidade aos seus usuários, em especial, à comunidade universitária.

Todos esses serviços serão acessados por meio do novo Portal na internet, que tem como destaque o software de gestão acadêmica adquirido recentemente. Outros serviços são: intranet, sistema de protocolo, sistema de patrimônio, sistema de processo seletivo, sistema de reserva de material audiovisual e de laboratórios (agendamento), sistema de suporte ao usuário, e-mail institucional e o sistema e-DOC de tramitação de documentos oficiais do governo do Estado.

A tecnologia utilizada pelo Portal da Ueap dará a melhor visualização em diferentes tipos de dispositivos (tablets, celulares, smartphones), o que faz com que a forma de acessar o site se adeque de acordo com o dispositivo usado, isso torna a experiência da navegação na página institucional mais rápida e dinâmica, além de dar visibilidade - não permitida nos moldes do atual site - para os cursos e suas coordenações.

“Hoje, a sociedade vê a Ueap como uma instituição séria, e o meu desejo é que continuemos assim e que nossas ações sejam aliadas aos nossos saberes. Uma universidade humanizada, que trata seus professores, acadêmicos e funcionários com respeito”, declarou Maria Lúcia Borges, que agradeceu tanto a professores quanto aos acadêmicos e à sociedade em geral pela credibilidade depositada na sua administração. “Eu aprendi a vencer dificuldades e a me tornar como a água, que vai a todos os lugares e supera todos os obstáculos”, comparou.




Fonte: UEAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário