quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Hemeroteca Virtual e Museu Imaginário são apresentados no II Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário


A Desembargadora do Trabalho Sulamir Palmeira Monassa de Almeida, do Tribunal Regional do Trabalho da 8ª Região (TRT 8), apresentou nesta quarta-feira, 16, o painel intitulado “Hemeroteca Virtual nos Processos históricos da Justiça do Trabalho”, de iniciativa do Fórum Nacional Permanente da Memória da Justiça do Trabalho (MEMOJUTRA), presidido pelo Vice-Presidente do TRT 8, Desembargador do Trabalho Luis José de Jesus Ribeiro, durante o II Seminário Nacional de Museus e Centros de Memória do Poder Judiciário, realizado pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF 2), no Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro.

O projeto do MEMOJUTRA acompanha as orientações e objetivos do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, que é coordenado pelo Ministro Luiz Philippe Vieira de Mello Filho, do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Presidente da Comissão de Documentação do TST e coordenador do Comitê Gestor do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho (CGMNAC-JT), que visa dar ampla divulgação ao Patrimônio Histórico da Justiça do Trabalho, com vistas à preservação e difusão do Patrimônio Histórico e Cultural do Poder Judiciário.

A proposta apresentada pelo presidente do MEMOJUTRA, Desembargador Luís José de Jesus Ribeiro, foi aprovada, na Reunião no dia 3 de outubro de 2013, em Curitiba.

Em sua apresentação, a Desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida explicou que o projeto de criação de uma hemeroteca (local destinado a guardar jornais e publicações periódicas) é dar ampla divulgação ao acervo dos jornais utilizados como meio de prova, existentes nos processos históricos da Justiça do Trabalho, o qual, após sua conclusão, será integrado às iniciativas do Programa Nacional de Resgate da Justiça do Trabalho.

De acordo com a Desembargadora, jornais de grande circulação e exemplares de diários oficiais juntados a processos do TST e de Tribunais regionais a partir de 1929 serão divulgados como documentos históricos do acervo da Justiça do Trabalho.

O plano do projeto foi elaborado em agosto deste ano pela Diretoria Regional Centro-Oeste do MEMOJUTRA e aprovado em seguida pelo CGMNAC-JT. A execução começa em novembro deste ano, com a pesquisa junto aos Memoriais e áreas de gestão documental da Justiça do Trabalho, seguida da elaboração de relatório técnico e submissão ao CGMNAC-JT, para inclusão no site do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, por meio do qual se dará o acesso à Hemeroteca Digital da Justiça do Trabalho, a partir da Semana da Memória de 2014.

“Essa é mais uma iniciativa visando dar ampla divulgação ao Patrimônio Histórico da Justiça do Trabalho e voltado para a preservação e difusão do Patrimônio Histórico e Cultural do Poder Judiciário”, destacou a Desembargadora Sulamir Palmeira Monassa de Almeida.

A apresentação contou com a participação da servidora da 7ª Região Trabalhista Deborah Vicentini, que falou do tema “Museu Imaginário”, outro projeto que visa permitir o acesso ao conteúdo histórico da Justiça do Trabalho através de apresentações virtuais dos acervos do TST, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), ENAMAT e dos Tribunais Regionais. A iniciativa já está disponível no site do Programa Nacional de Resgate da Memória da Justiça do Trabalho, através do link: www.tst.jus.br/web/programa-nacional-resgate-memoria-jt. A ideia é que o Museu Imaginário da Justiça do Trabalho dê acesso online aos Memoriais e Centros de Memória do TST e dos 24 Tribunais Regionais do Trabalho.

via TRT8

Nenhum comentário:

Postar um comentário