quinta-feira, 21 de novembro de 2013

YouTube lança plataforma EDU com foco em vídeos educacionais

 

Projeto foi realizado em parceria com a Fundação Lemann

Alexandre Saconi, do R7
  
O Google, em parceria com a Fundação Lemann, lançou nesta quinta-feira (21) um novo espaço para aprendizado na internet. O YouTube EDU é uma nova plataforma em que alunos, professores eo público em geral poderão encontrar vídeos com conteúdos escolares de diversas disciplinas das várias etapas do ensino.

O projeto é resultado de uma parceria entre o maior portal de vídeos do mundo e a Fundação Lemann, criada pelo empresário brasileiro Jorge Paulo Lemann com objetivo de melhorar a qualidade dos alunos brasileiros. O objetivo do YouTube EDU é estimular os professores do Brasil a criarem conteúdos educacionais de qualidade usando a internet para oferecer este material de maneira democrática.

Jorge Paulo Lemann defende que o portal é uma das ferramentas para que o País seja uma potência educacional dentro de alguns anos.

— Espero que, em alguns anos, nós tenhamos um Brasil competitivo em questão de educação também.

Para isso, o novo portal trabalha com a seleção de vídeos de diversos canais entre os milhares que o compõem. Até agora, 26 canais fazem  parte do YouTube EDU, com cerca de 8.000 vídeos. Para fazer parte do site, foi feita uma seleção de conteúdos considerados de qualidade, gratuitos e organizados de forma fácil e intuitiva.

Para conferir se os vídeos realmente possuem o conteúdo verídico, uma equipe da Fundação Lemann faz a curadoria do material.

O professor Jubilut, do canal Biologia Total, relata que é gratificante o retorno com as videoaulas que são exibidas no YouTube.

— O mais legal é ver como o meu trabalho está impactando na vida das pessoas. Uma menina me disse que foi bem em biologia no vestibular graças aos meus vídeos. 

Ensino médio

Neste primeiro momento do portal, são exibidos apenas conteúdos do ensino médio nas disciplinas de matemática, português, biologia, física e química. Em 2014, todas as matérias do ensino médio devem ser abrangidas, além dos conteúdos do ensino fundamental e do ensino superior.

Herman Voorwald, secretário de Educação do Estado de São Paulo, defende a importância deste foco inicial no Ensino Médio. Segundo o professor, é ali onde há o maior índice de evasão dos alunos, por isso a necessidade de reforço.

— O aluno da noite já chega atrasado, pois está trabalhando. Portanto, não tem a primeira aula. E não tem a última também, pois está cansado.

Segundo Denis Mizne, diretor executivo da Fundação Leman, a metodologia de ensino não é o que define se o vídeo será selecionado ou não.

— O que importa é se o conteúdo está correto ou não

O Brasil é o primeiro país após os EUA a ter uma iniciativa na linha do YouTube EDU.

Os interessados em ter seu canal no YouTube EDU podem preencher um formulário disponibilizado pelo Google, que será analisado pela Fundação Lemann para aceitação ou não na plataforma.

Todos os professores também podem ganhar dinheiro de acordo com alguns critérios determinados pelo Google, como a quantidade de exibições e o conteúdo original.

Nenhum comentário:

Postar um comentário