terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Banco de dados do Tribunal de Contas de SP tem mais de 100 mil acessos




Você sabe qual o número de escolas existe do seu município? Qual o número de habitantes e quantas mulheres e homens residem na sua cidade? Quais os valores da arrecadação e quanto gasta anualmente o seu prefeito? Quanto deve o seu município? Deseja comparar os dados da sua cidade com outros municípios do mesmo porte? Essas e outras informações são disponibilizadas, de forma atual, pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) através do Sistema de Informação da Administração Pública (SIAPNet).

O sistema, ferramenta que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo disponibiliza através do site institucional (clique para acessar), contém dados compilados dos municípios jurisdicionados desde o ano de 1997- ou seja - a base de dados abrange o histórico de 15 anos (quinze) da movimentação das últimas administrações municipais.

De acordo com a Secretaria-Diretoria Geral (SDG), no ano de 2013, as estatísticas de acesso registraram uma média mensal de mais de 7.000 (sete mil) visitas, o que significa um número anual, crescente, próximo a 100 mil pessoas entrando em contato com uma das fontes mais completas da internet sobre finanças públicas municipais.

As informações foram fornecidas pelas 644 (seiscentos e quarenta e quatro) Prefeituras do Estado fiscalizadas pela instituição, relativamente ao exercício fiscal encerrado. O banco de dados do SIAPNet agrupa as informações e as apresenta de forma prática e abrangente, possibilitando ao usuário realizar consulta a um determinado município sobre um dado qualquer contido nas abas indicativas.

Dentre outras facilidades, o sistema viabiliza a criação de relatórios sobre, por exemplo, saneamento básico (água-esgoto-coleta de lixo-varrição de ruas), matrículas escolares, unidades hospitalares e leitos à disposição, rede de assistência social que podem ser dispostas sobre uma cidade em específico ou sobre um conjunto de municípios.

Além disso, a critério do usuário, há a possibilidade de se conjugar dados de maneira a se obter inúmeros indicadores para se aferir o desempenho dos administradores públicos, com uma análise completa e individualizada, ou em confronto com outros municípios, comparando-os nas suas características comuns.

Instrumento incentivador da prática da cidadania, o SIAPNet é muito simples e fácil de se operar, o que facilita a pesquisa do internauta que poderá enxergar, de perto e de forma clara, a composição das contas públicas municipais. Para acessar o sistema não é necessário realizar prévio cadastramento. Basta o internauta entrar no link dispobilizado no site do TCE e definir quais informações deseja conforme a profundidade da pesquisa que deseja realizar.

via TCE

Nenhum comentário:

Postar um comentário