quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Você sabe o que é transmídia?


Quem trabalha com mídia ou com educomunicação, em algum momento, já deve ter ouvido, ainda que rapidamente, o termo "transmídia". Ainda são poucos, no entanto, os trabalhos acadêmicos e estudos, em português, que se debruçam a explicar esse termo e as alterações provocadas numa narrativa midiática.

Um dos poucos trabalhos que abordam a questão de forma detalhada e conceitual é o livro "Cultura da Convergência", de Henry Jenkins, lançado nos Estados Unidos em 2006 e traduzido para o português em 2008, pela editora Aleph. Jenkins é considerado um dos grandes teóricos e pensadores da mídia na contemporaneidade. Ele define uma história transmidiática da seguinte forma: "desdobra-se por meio de múltiplas plataformas midiáticas. Cada novo texto faz uma contribuição diferente, que valoriza o todo - de modo que uma história pode ser traduzida em filme, expandida na televisão, nos livros ou nas histórias em quadrinhos (...). Cada parte dessa franquia deve ser reservada a ela mesma" (Jenkins, H. Cultura da Convergência. São Paulo: Aleph, 2008, p. 95).

Essa definição traz uma importante diferenciação. Não se pode confundir "multimídia" com "transmídia". Quando uma história (que pode ser uma reportagem, por exemplo, ou um conto, uma história qualquer) é contada de forma multimídia, as partes estão todas conectadas. Usa-se diversos recursos midiáticos (áudio, texto, fotos, vídeos etc.) para que a história seja completada. O leitor vai ganhando novas informações quanto mais mídias acessar. Numa narrativa transmídia, as partes não necessariamente estão ligadas e, obviamente, cada parte dessa narrativa a que se tem acesso poderá completar uma a outra, mas elas existirão de modo autônomo também. É o que ocorre, por exemplo, quando um livro é transformado em filme, depois vira uma história em quadrinhos e, se faz sucesso, transforma-se também em um game. Naturalmente, o leitor pode entrar em contato com apenas um desses suportes sem que necessariamente saia prejudicado em termos de informação.

Multimídia e transmídia são formas importantes de se pensar a comunicação e as narrativas do mundo atual. Tudo isso deve ser objeto de quem também quer acompanhar a evolução da comunicação e levá-las para as salas de aula.

via Fabiano Ormaneze | Correio Popular | RAC

Nenhum comentário:

Postar um comentário