quinta-feira, 31 de julho de 2014

Biblioteca da Câmara dos Deputados conclui digitalização de 200 obras raras

Publicações que datam dos séculos 16 ao 20 estão disponíveis gratuitamente na internet

R7Agência Câmara



O projeto de digitalização foi concluído seis meses antes do previsto, já que seria finalizado em dezembro
Daia Oliver/R7

O projeto de digitalização de 200 obras raras do acervo da Biblioteca Pedro Aleixo, da Câmara dos Deputados, foi concluído. Os livros e periódicos, que datam dos séculos 16 ao 20, já podem ser acessados gratuitamente na página Biblioteca Digital na internet.

No total, a Câmara possui cerca de 4.600 obras raras e 108 títulos de periódicos raros. As 200 obras digitalizadas foram selecionadas a partir de aspectos como conteúdo, elevado valor histórico e demanda de consultas.

Entre os títulos digitalizados recentemente estão coletâneas da legislação do Império e edições do Jornal das Trincheiras (órgão da Revolução Constitucionalista de 1932).

A obra mais antiga que está disponível no formato digital é um relato em latim, do ano de 1537, sobre as grandes expedições de navegadores como Cristóvão Colombo e Américo Vespúcio.

Preservação do acervo

O projeto de digitalização foi concluído seis meses antes do previsto, já que a expectativa era finalizá-lo em dezembro deste ano.

A digitalização foi feita com o uso de escâneres planetários, equipamentos que registram o material impresso em alta resolução sem danificar as páginas do arquivo.

As publicações digitalizadas estão disponíveis no site www.camara.leg.br, nos menus "Documentos e Pesquisa", "Biblioteca Digital" e "Obras Raras". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário