segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Biblioteca infinita


Scanner da Zeutschel Digibook copia livro raro da Biblioteca de Hanover, na Alemanha, para converter em obra de domínio público

Milhares de livros podem ser baixados de graça, legalmente, na internet. Conheça os melhores sites para capturar obras para a tela

Revista Planeta 
Transcrição

Uma das maravilhas da internet é oferecer acesso a praticamente tudo o que é produzido no mundo. E uma das maravilhas da literatura é descortinar mundos. Juntar as duas possibilidades está ficando cada vez mais fácil.

Em sites como o Portal Domínio Público (http://dominiopublico.gov.br), do Ministério da Educação, dá para fazer o download de livros que já estão em domínio público para ler no computador, tablets, e-readers e afins. A biblioteca digital foi uma iniciativa do governo para facilitar o acesso a obras literárias, artísticas e científicas. Entre os mais de 180 mil arquivos de textos disponíveis estão clássicos de Machado de Assis e Fernando Pessoa.

A USP (Universidade de São Paulo) oferece dois tipos de serviços. Na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (http://bbm.usp.br) o acervo de obras de literatura, história, mapas e uma coleção de periódicos dos séculos XIX e XX chegam a 3 mil exemplares. Bem mais modesto, mas não menos interessante, a Biblioteca Digital de Obras Raras da USP (http://obrasraras.usp.br) reúne cerca de 30 livros incomuns. 

Quem lê em inglês e outras línguas pode ser perder em mais de um milhão de livros do Open Library (http://openlibrary.org/read). Ou então acessar o Projeto Gutenberg (http://gutenberg.org), que tem mais de 100 mil títulos em diversos idiomas. Para quem gosta de arte, o Metropolitan Museum of Art, de Nova York, liberou para consulta e download quase 400 livros de história da arte (http://metmuseum.org). 

Tudo grátis e sem ocupar espaço.

2 comentários:

  1. Conheçam também a Biblioteca Digital de Literaturas de Língua Portuguesa, inteiramente GRATUITA:
    http://www.literaturabrasileira.ufsc.br/
    Essa biblioteca foi criada pelo prof Alckmar Luiz dos Santos, coordenador do Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística da UFSC, e foi financiada com recursos públicos.
    Se você se cadastrar, quando for ler uma obra você terá acesso (GRATUITO E ILIMITADO) à ferramenta de anotações DLNotes2, desenvolvida por Adiel Mittmann, também da UFSC. Aproveitem, usem e abusem!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Cláudia. A BLLP foi destaque aqui no Pesquisa em Dezembro de 2006 - http://www.pesquisamundi.org/search?q=http%3A%2F%2Fwww.literaturabrasileira.ufsc.br%2F =D

    ResponderExcluir