sexta-feira, 10 de outubro de 2014

‘Atlas Político’ é uma arma para a população brasileira, diz fundador do projeto


Mapa que apresenta o posicionamento dos deputados. (Foto: Reprodução/Atlas Político)

Por Brunna Castro | Yahoo Notícias

O Brasil ganhou, no mês de setembro, um novo projeto que busca oferecer informações sobre os políticos do país e ajudar os cidadãos a fazerem escolhas mais conscientes em anos eleitorais. Nomeado de Atlas Político, o site apresenta um ranking com todo os deputados e outro com os senadores, nos quais o desempenho de cada político é analisado com base em 5 critérios: representatividade, campanha responsável, ativismo legislativo, fidelidade partidária e debate parlamentar. É possível entender como foram feitos todos os cálculos que levaram à pontuação de cada político no próprio site, de forma bastante didática.

O projeto também disponibiliza um mapa do Congresso, no qual é possível ver onde se encontra cada deputado ou senador de acordo com os posicionamentos políticos de direita e esquerda e também favoráveis ou em oposição ao governo. Idealizado por Andrei Roman, PhD em Ciência Política pela Universidade de Harvard, Thiago Costa, PhD em Matemática Aplicada também por Harvard, e pela empresa Nervera, o projeto foi iniciado em junho de 2014, mas a primeira versão foi lançada somente no mês de setembro. 

A princípio, o Atlas Político recebeu um financiamento da Fundação Lemann, mas agora conta com doações para seguir adiante. No site, é possível encontrar uma seção que permite que as pessoas enviem dinheiro para o projeto. “Queremos transformar o Atlas em uma coisa cada vez maior. Vamos captar mais recursos e esperamos que as pessoas que apreciem a necessidade do site e a utilidade que ele traz para a política brasileira contribuam com uma quantia que acharem adequada”, conclui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário