terça-feira, 25 de novembro de 2014

Como a Wikipédia virou a fonte mais confiável sobre o Ebola


Projeto capitaneado por médicos controla todas as alterações que são feitas no verbete sobre a doença

Thais Santana | Galileu
Transcrição 

Diante do aumento de casos do vírus Ebola, que já provocou a morte de quase 5 mil pessoas no último ano, internautas de todo o mundo estão buscando informações confiáveis sobre a doença. E muitas deles estão recorrendo justamente à Wikipédia, enciclopédia online que já teve sua credibilidade questionada porque seus verbetes teoricamente poderiam ser editados por qualquer pessoa. Só que algumas páginas são mais importantes do que outras, e os verbetes de saúde, por exemplo, só são alterados depois de aprovados pelos participantes do Wikiproject Medicine, uma entidade menos formal dentro da própria Wikipédia que reúne um grupo de editores voluntários interessados no tema saúde.

Só em outubro, o artigo em inglês sobre a "doença do vírus Ebola" teve mais de 6 milhões de visualizações. Em setembro, foram 17 milhões. O médico canadense James Heilman, um dos membros do projeto, está sempre de olho na lista dos artigos médicos mais visualizados da Wikipédia, que é atualizada todo mês. Como editor, só autoriza modificações que tenham fontes confiáveis, como declarações de órgãos internacionais ou importantes livros de medicina. "O número de referências de conteúdos médicos da Wikipédia mais do que duplicou entre 2009 e 2013, para cerca de um milhão."

O Wikiproject Medicine também tem representantes no Brasil. Em outubro, o verbete em português dedicado ao Ebola teve mais de 500 mil visualizações - foram 115 mil só no dia 10, quando um homem foi internado no interior do Paraná com suspeita de ter contraído a doença. Um dos editores voluntários é o estudante de medicina da UFRJ Vinícius Siqueira, de 22 anos: "Conforme melhoramos a qualidade dos artigos em português, a tendência é que a Wikipédia fique cada vez mais inserida no dia a dia dos usuários."

Nenhum comentário:

Postar um comentário