segunda-feira, 2 de março de 2015

Acervos históricos ajudam a contar a história do Rio

Na comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro, acervos e arquivos cumprem papel primordial na preservação da memória da cidade

EBC

Avenida Mem de Sá com os Arcos do Lapa ao fundo (1906)Avenida Mem de Sá com os Arcos do Lapa ao fundo (1906) Arquivo Nacional/Exposições Virtuais

Os 450 anos do Rio da Janeiro foram celebrados no domingo, 1º de março, e ainda serão comemorados em diversos eventos ao longo de 2015. Mas toda a história da cidade só pode ser relembrada devido aos grandes acervos e arquivos que guardaram toda a memória e os acontecimentos que marcaram o Rio.

O Arquivo Geral da Cidade e a Fundação Biblioteca Nacional guardam verdadeiras aulas de história sobre o Rio de Janeiro. Muito do que está sendo comemorando pelo aniversário da cidade encontra-se devidamente preservado e documentado nos arquivos dessas instituições.

Por isso, o Tema Livre desta segunda (2) convidou a doutora em História, Claudia Heynemann, a doutora em História Social do Trabalho, Beatriz Kushnir, e a diretora da Fundação Biblioteca Nacional, Ana Ligia Medeiros, que falaram sobre o papel e a relevância dos acervos na memória da cidade, e também contaram acontecimentos e curiosidades acerca dos arquivos.

Para ouvir o programa na íntegra, clique aqui para baixar o áudio em mp3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário