terça-feira, 23 de junho de 2015

Abraji lança site para reunir processos que pedem remoção de conteúdo online

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) lança nesta terça-feira (23/6) um site para reunir as ações judiciais do país que pedem a remoção de conteúdo online. 

Intitulado Ctrl+X, o projeto surgiu após a atuação da plataforma Eleição Transparente, que registrou os pedidos de retirada de conteúdo de sites feitos pelos candidatos das eleições do ano passado.

Crédito:Reprodução
Página reúne processos que visam tirar conteúdos online

As ferramentas foram financiadas pelo Google Brasil, companhia alvo de 71% dos 192 pedidos de remoção durante as eleições. A ideia do novo projeto é seguir com a construção da base de dados feita em 2014, mas que envolva qualquer processo judicial, não apenas os eleitorais.

O projeto permite a consulta por autor do processo, empresa alvo, alegação, formato do conteúdo, Estado e data. A partir das próximas semanas, também será possível baixar os dados conforme os filtros de pesquisa. 

As informações sobre processos são enviadas pelas próprias empresas de comunicação e profissionais independentes. "Queremos dar transparência a esses pedidos porque existe um risco de abuso no sentido de promover censura judicial e intimidação de jornalistas", explicou à Folha de S.Paulo o coordenador da ferramenta, Tiago Mali.

O site será lançado durante evento da Associação com a Cátedra Insper e o Instituto Palavra Aberta sobre o direito à liberdade de expressão. O encontro acontece até às 12h30, no Auditório Steffi e Max Perlman, no Insper.

Redação Portal Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário