quarta-feira, 8 de julho de 2015

Site mostra em tempo real todos os objetos que orbitam a Terra

Quase tão bacana quanto conhecer os 150 mil satélites e pedaços de lixo espacial girando agora mesmo em torno do nosso planeta é o fato de que a incrível visualização 3D foi desenvolvida por um adolescente de 18 anos!

por André Jorge de Oliveira | Galileu
  

Diga olá para todos os detritos de lixo espacial que orbitam a Terra (Foto: Reprodução)

Já faz quase seis décadas que a extinta União Soviética colocou em órbita o modesto Sputnik, uma esfera de metal que se tornou o primeiro satélite da humanidade a chegar ao espaço e orbitar nosso planeta. De lá para cá, um número absurdo de satélites foi lançado e muitos deles já viraram sucata há tempos, mas continuam rodando perdidos lá em cima. Segundo dados do Space Track, um site do Departamento de Defesa dos EUA, a quantidade total de objetos que orbitam a Terra é de cair o queixo: eles chegam a 150 mil. Seria muito interessante (porém inviável) poder usar esse banco de dados para conhecer um pouco mais sobre cada um deles, não acha? Pode parecer um trabalho de louco, mas acredite - um site lançado recentemente permite explorar em detalhes cada pedacinho de metal maior do que uma bola de beisebol que gravita em nossa vizinhança cósmica.

O maravilhoso mapa 3D, que começou a ser desenvolvido em abril, era nada mais que um ~passatempo~ de um adolescente de 18 anos. Videogames ou quebra-cabeças pra quê? “Usando esses parâmetros orbitais, o stuffin.space utiliza um modelo de propagação para prever a localização de todos os satélites em tempo real, com uma precisão de alguns quilômetros, e mostra os dados usando uma visualização WebGL com uma visão acurada da rotação da Terra e do ângulo da luz do sol”, disse ao site Gizmodo o jovem prodígio James Yoder. Para os colegas de turma dele, a declaração deve soar como um misto de grego antigo e sânscrito arcaico. O garoto fissurado em computação gráfica 3D acabou de se formar no terceiro ano do ensino médio e agora é um calouro do curso de engenharia elétrica na Universidade do Texas (seria o irmão mais novo do Sheldon Cooper?).

Clique aqui para conhecer o stuffin.space. Dá para simplesmente sair clicando nos satélites para explorar ou então digitar um nome específico que se queira saber mais - aparece uma fichinha com informações como o ano de lançamento, a velocidade e a altitude. O site também conta com 6 categorias diferentes para filtrar os objetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário