quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Arquivo pessoal de García Márquez será digitalizado e aberto ao público


Universidade do Texas lidera projeto para compartilhar 24 mil páginas em documentos

Agência Brasil          

A Universidade do Texas, em Austin, vai começar em junho a digitalizar o arquivo pessoal completo do escritor colombiano e Prêmio Nobel da Literatura, Gabriel García Márquez. De acordo com a instituição, todo esse material será tornado público.

O projeto de digitalização, que levará cerca de 18 meses, chama-se “Compartilhar Gabo com o mundo” e foi viabilizado por um donativo da organização sem fins lucrativos Conselho em Recursos Livreiros e de Informação, sediada em Washington. São 24 mil páginas em documentos (manuscritos, fotografias, guiões, cadernos e cartas) que se encontram guardadas em 78 caixotes no Centro Harry Ransom, em Austin.

O diretor do centro, Stephen Enniss salientou que existem “poucas oportunidades para os pesquisadores de acessarem arquivos digitalizados de autores contemporâneos”. A Universidade do Texas adquiriu este arquivo da família do escritor,  por 2 milhões de euros, em novembro de 2014, sete meses depois do falecimento de García Márquez na Cidade do México.

Em outubro de 2015 o material foi disponibilizado para pesquisadores, enquanto uma pequena seleção foi colocada à disposição do grande público, por meio da página do Centro Harry Ransom na internet.

--

Uma pequena seleção de itens digitalizados do arquivo García Márquez está disponível aqui:
http://hrc.utexas.edu/garciamarquezdigital





Nenhum comentário:

Postar um comentário