quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Bibliotecas buscam inovação na dinâmica entre livro e leitor

Espaços de leitura vêm integrando tecnologias capazes de atender demandas das diferentes áreas de estudo

Correio do Povo


Bibliotecas buscam inovação na dinâmica entre livro e leitor  | Foto: Ascom / PUCRS / Arquivo / CP       

A ideia de biblioteca como sala de leitura, numa estrutura estante-livro, se transforma. A dinâmica livro-leitor se atualiza. E os novos tempos dão vida aos acervos. Por isso, hoje, as bibliotecas são, estão ou buscam ser diferentes. Na universidade, a coordenadora da biblioteca da Feevale, Patrícia Valerim, define esse espaço como de aprendizagem e de legado além-acervo, composto de novas aquisições e procurando integrar tecnologias — como e-books, leitores e scaners digitais — capazes de atender às demandas dos diferentes cursos e das variadas áreas de estudo. Segundo ela, nos últimos tempos, as bibliotecas se projetam como local de convivência, compartilhamento, encontro entre estudantes e com professores, reunião de equipes ou grupos e/ou para estudo mais individualizado.

Patrícia anuncia novidades. A Biblioteca Central Paulo Sérgio Gusmão, no Campus II, com mais de 180 mil itens de acervo (133 mil somente livros), está sendo ampliada e, para o começo do próximo ano acadêmico, em 2017, já deverá oferecer ainda mais condições e tecnologias à comunidade acadêmica e do entorno, em Novo Hamburgo. Ao espaço, que hoje tem 2,5 mil m2, será incorporado um prédio anexo de 3,5 mil m2, totalizando 6 mil m2 de área útil com recursos, como equipamentos de autoatendimento e autodevolução, e permitindo, entre outros benefícios, autonomia nas devoluções de livros, até quando a biblioteca estiver fechada, disponibilizando o bibliotecário para oferecer maior ajuda, auxílio ou orientações ao público. “Hoje em dia, a leitura não está só no livro físico. A construção do conhecimento está em diversas fontes, como jogos, designs, games ou e-books”, assinala a coordenadora. Além da Biblioteca Central, a Feevale tem ainda a Biblioteca Gastão José Spohr, no Campus I, que reúne acervo às licenciaturas e voltado à Educação Básica, atendendo à Escola de Aplicação da Universidade. Ampliada em 2015, totalizando 742,49m², engloba a biblioteca infantil em um ambiente lúdico que desperta a curiosidade e instiga a criança a entrar no mundo dos livros.

Uma biblioteca acadêmica tem forte componente técnico e especializado, mas, segundo Patrícia, a leitura de lazer complementa e enriquece o leitor, que deve chegar com esse hábito formado, encontrando ali a oportunidade de expansão no mundo das letras, mas também precisa oferecer estímulo aos que não tiveram essa base nos anos escolares anteriores. Por isso, Patrícia ressalta que, por meio de projetos pedagógicos e de iniciativas das bibliotecas, a Feevale promove atividades e eventos, como troca-troca de livros, hora do conto, encontro às cegas, ações lúdicas, além de realizar empréstimos do acervo literário, gratuitamente, à comunidade. “A ampliação da biblioteca vem atender a uma demanda da comunidade acadêmica e a um ‘pensar o futuro’. A melhoria contribui, estrategicamente para o crescimento da Instituição e, principalmente, para a formação de alunos, sendo peça importante na busca da excelência acadêmica para a universidade Feevale”, destaca Alexandre Zeni, pró-reitor de Planejamento e Administração. 

PUCRS 

Considerada uma das mais modernas da América Latina, a Biblioteca Central Ir. José Otão da PUCRS, foi pioneira na adoção de sistemas para automação deste espaço, em 1993. Reinaugurada em 2008, na comemoração dos 60 anos da Universidade e dos 30 anos da biblioteca, reinaugurou suas instalações ampliando seu espaço físico através da integração de uma torre de 14 pavimentos à estrutura antiga.

Atualmente continua adotando sistemas para busca integrada no acervo, soluções de autoatendimento para serviços de empréstimo e devolução de livros e equipamentos de digitalização (scanners) de documentos. Para isto, utiliza a tecnologia de identificação por radiofrequência (RFID), que também auxilia na organização e controle do acervo físico. No tratamento técnico da informação adota modernos padrões internacionais como RDA (Resource, Description and Access) e CDD (Código de Classificação de Dewey).

Localizada no centro do Campus da PUCRS, com área total de 21 mil metros quadrados, a biblioteca Irmão José Otão é aberta ao público em geral e possui extensão na Faculdade de Medicina junto ao Hospital São Lucas da PUCRS. Com seus modernos e amplos espaços, recursos e serviços para a pesquisa e produção do conhecimento, incentiva o desenvolvimento de competências, difusão cultural e científica. Neste espaço, conta com computadores com acesso à Internet para consulta de recursos digitais, rede sem fio, empréstimo de notebooks para uso local, salas para estudo e equipamentos para autoatendimento.

A Biblioteca Central da PUCRS provê o acesso a 1.600.000 itens de informação, abrangendo livros impressos e digitais (e-books), teses e dissertações, obras raras, materiais multimídia e periódicos impressos e digitais. Para a comunidade acadêmica, além do empréstimo domiciliar e consulta ao acervo, também oferece orientação individual, por bibliotecários, para pesquisa e normalização e o apoio para produção documental.

UPF

Investir em ferramentas qualificadas que possibilitem aos acadêmicos e professores da Universidade de Passo Fundo (UPF) acesso a bases sólidas e atualizadas para o desenvolvimento de seus estudos e pesquisas é uma das prioridades da instituição. Em 2016, a Universidade renovou o acervo de mais de 19 cursos e programas de pós-graduação, o que representou a aquisição de aproximadamente 4,6 mil novos exemplares, distribuídos em toda a Rede — constituída por nove bibliotecas setoriais e uma central, com acervo de mais de 119 mil títulos e 317 mil exemplares de livros.

O acervo de periódicos é composto por cerca de 1,3 mil títulos correntes, somando quase 153 mil exemplares, além de aproximadamente 1,1 mil normas técnicas nacionais e internacionais. A Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UPF conta com mais de 940 títulos, além de mais de 700s trabalhos de conclusão de curso (TCCs). “A Biblioteca Central atende a aproximadamente 1,3 mil usuários por dia, número que, em período de provas, aumenta de modo expressivo”, informa a supervisora de acervos multimídias da Rede de Bibliotecas, Laíde Cristina Mühl.

Além da atenção ao acervo físico, a Instituição investe na atualização constante do material disponível nas bibliotecas virtuais: a Biblioteca Universitária Pearson, a Minha Biblioteca e a EBSCO eBooks, nas quais são encontrados livros acadêmicos de várias editoras na íntegra. A Biblioteca conta ainda com o Acervo Especial Cesar Santos, um dos pioneiros na criação da UPF, com aproximadamente 10 mil exemplares de livros e periódicos. Outro destaque é o Acervo Literário de Josué Guimarães (Aljog), com mais de oito mil itens que ajudam a manter viva a memória do escritor gaúcho, que ajudou a consolidar uma das maiores movimentações culturais brasileiras, as Jornadas Literárias de Passo Fundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário