quinta-feira, 4 de maio de 2017

ICMBio lança Biblioteca Digital Espeleológica


Serviço disponível a partir de hoje no site do Cecav reúne mais de mil títulos com informações sobre aspectos geológicos e ambientais das cavernas brasileiras


O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), disponibilizou, no seu site, a Biblioteca Digital de Informações Espeleológicas. Clique aqui para ter acesso

Com mais de mil títulos, a Biblioteca Digital tem o objetivo de armazenar, preservar, divulgar e dar acesso a documentos relacionados à espeleologia nas áreas de Geoespeleologia, Biologia Subterrânea, Socio-Histórico-Cultural, Geotecnologias, Licenciamento Ambiental, entre outras.

O Cecav mantém o Núcleo de Informações Espeleológicas (Nies), única biblioteca pública focada em espeleologia. O Nies é o destino final de todas as publicações arquivadas pelo Centro desde a sua fundação em 1997, incluindo estudos espeleológicos relacionados a empreendimentos. Grande parte do conteúdo do Nies está, agora, na Biblioteca Digital.

A Biblioteca Digital é uma solução baseada em DSpace, software livre que segue padrões internacionais de compartilhamento de informações, sendo possível acessar listagem bibliográfica de livros, dissertações, teses, artigos, relatórios, mapas e vídeos.

Parte do acervo está disponível em meio digital acessível aos usuários. O restante – armazenado em meio físico ou na internet por instituições de pesquisas, universidades e outros centros de estudo – pode ser encontrado nos locais indicados na Biblioteca Digital.

“À medida em que obtivermos autorização dos autores, os documentos digitais serão colocados na base de dados da Biblioteca Digital. Assim, gradativamente esse repositório representará uma importante fonte de consultas e pesquisas na área de espeleologia em nível nacional”, diz o chefe do Cecav, Jocy Brandão Cruz.

“O grande ganho desse projeto é que a Biblioteca Digital congrega informações antes dispersas sobre a espeleologia, permitindo o acesso dos dados a pesquisadores, professores, estudantes, empreendedores que queiram saber sobre licenciamento ambiental em áreas de cavernas, enfim, ao público em geral”, acrescenta Cruz.

A Biblioteca Digital foi desenvolvida no âmbito do Termo de Compromisso Ambiental Nº 101/2014, firmado entre o ICMBio e a Gerdau Aço Minas para a compensação espeleológica relacionada ao empreendimento Mina Várzea do Lopes (MG).

Comunicação ICMBio

Nenhum comentário:

Postar um comentário