terça-feira, 13 de março de 2018

CCBB disponibiliza exposições online no Google Arts & Culture

As atividades culturais das quatro unidades do museu agora são acessíveis na plataforma, incluindo visitas virtuais e imagens de obras em alta resolução

Por Isabella Purkote | Casa Claudia

Fachada do Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. (Divulgação/Centro Cultural Banco do Brasil)

Imagine ter todas atividades do Centro Cultural Banco do Brasil – exposições de artes visuais, espetáculos teatrais e musicais, cinema e ações educativas – na palma da sua mão? Agora você pode!

Em parceria com a plataforma Google Arts & Culture, o CCBB disponibilizou grande parte de seu acervo, com mostras permanentes ou temporárias de todas as suas quatro unidades (São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte), no aplicativo. Dessa forma, os usuários poderão visualizar exibições com recursos de vídeos em 360°, imagens em alta resolução – captadas por uma câmera fotográfica desenvolvida pelo Google que é capaz de registrar até os mínimos detalhes de uma tela, artigos e experiências em realidade virtual e no Street View (função em que se “caminha” pelos corredores dos museus).

Ponte City – Mikhael Subotzky e Patrick Waterhouse. Exposição Ex Africa, no CCBB Belo Horizonte.  (Mikael Subotzky e Patrick Waterhouse/Centro Cultural Banco do Brasil)

A iniciativa faz parte do projeto O que é arte contemporânea?, uma página criada pelo Google que, pela primeira vez, é dedicada exclusivamente à esse movimento artístico. O serviço reúne obras de 51 museus ao redor do mundo, sendo que 15 deles são brasileiros. Entre eles, o MASP, Instituto Inhotim, Museu Oscar Niemeyer e o CCBB cederam suas coleções, com pinturas, esculturas e outras peças aclamadas pela crítica nos séculos XX e XXI, para essa nova forma de se vivenciar a arte — e torná-la mais acessível.


Dos Camas, obra do coletivo cubano Los Carpinteros da exposição Objeto Vital. No CCBB Rio de Janeiro. (Divulgação/Centro Cultural Banco do Brasil)

Entre as exposições que você pode visitar virtualmente pelo aplicativo Google Arts & Culture (que está disponível tanto para o sistema Android como para iOS), estão: Ex Africa, no CCBB, Irmãos Campana, no MON, e A Obra de Tomie Ohtake, no Instituto Tomie Ohtake.

Confira o conteúdo de cada CCBB que pode ser visto no Google Arts & Culture por meio dos seguintes endereços:

CCBB São Paulo 

CCBB Rio de Janeiro

CCBB Brasília

CCBB Belo Horizonte

Nenhum comentário:

Postar um comentário