terça-feira, 26 de junho de 2018

Revista Arquitectura: baixe gratuitamente todas as edições da principal publicação de arquitetura da Espanha



Javier García Librero | ArchDaily

O Colégio de Arquitetos de Madri (COAM) acaba de publicar a primeira parte do processo de digitalização da revista Arquitectura, disponibilizando à todos uma das publicações mais importantes e influentes do panorama arquitetônico do século XX na Espanha, a qual se converteu em uma referência para o debate, o pensamento e a atividade profissional de arquitetos, urbanistas e profissionais de outros setores relacionados.

Fundada em 1918 como publicação oficial da Sociedad Central de Arquitectos, a revista ARQUITECTURA, converteu-se na primera publicação livre da imprensa arquitetônica espanhola. Entretanto, durante a guerra civil espanhola a sua publicação foi suspensa e posteriormente adaptada, sendo editada pela Direção Geral da Arquitetura, órgão do Ministério do Governo, como Revista Nacional de Arquitectura, a qual foi publicada periodicamente até 1946.

O título persistiu até 1958, mas após a nomeação de Francisco Prieto Moreno como Diretor Geral de Arquitetura, o COAM recuperou sua função de editor oficial da revista, ainda que sob tutela do Conselho Superior do Colégios de Arquitetos Espanhol. O Colégio de Arquitetos, definitivamente e sem qualquer apoio, retomou a propriedade da revista, novamente publicada como Arquitectura, voltou a circular em janeiro de 1959 e continua seguindo seu propósito até os dias de hoje.

O arquivo digital está sendo editado cronológicamente, através das diferentes etapas e dos distintos diretores que estavam por trás da publicação ao longo de seus 100 anos de história. Além disso, o catálogo inclui um sistema de organização alfabética tanto pelos autores dos artigos quanto pelo título dos mesmos. Somando-se a isso, uma ferramenta de busca on-linbe permitirá a todos os interessados acessar facilmente todo o conteúdo de seus milhares de volumes.

Já estão disponíveis as publicações dos dois períodos nos quais o COAM era o único responsável pela publicação da revista, entre 1932-1936 e de 1959-até os dias de hoje, e em breve serão publicados os demais períodos, de 1918 a 1931 e de 1941 a 1958 (RNA).

A digitalização do acervo da revista Arquitectura faz parte do processo natural de adaptação das mídias físicas à era digital, ao mesmo tempo que, se faz extremamente necessária ampliar a disponibilidade de tão importante informação, até hoje muito restrita e de difícil acesso daquela que foi, e ainda é, uma das publicações periódicas mais elementares na construção e transformação do pensamento sobre a arquitetura espanhola do século XX.

Acesse o arquivo digital da revista aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário