segunda-feira, 30 de julho de 2018

Projeto publicará 130 mil de fotos inéditas de Andy Warhol na internet

“É o Warhol como você nunca o viu antes”, afirma pesquisador envolvido no Contact Warhol Project e na construção da biblioteca virtual sobre o artista

Revista Galileu


FOLHAS DE CONTATO DAS FOTOGRAFIAS DE JEAN-MICHEL BASQUIAT, TIRADAS POR WARHOL EM 1982 (FOTO: THE ANDY WARHOL FOUNDATION FOR THE VISUAL ARTS, INC.)

A Fundação Andy Warhol para Artes Visuais publicará mais de 130 mil fotos do artista das ‘Latas de Sopa Campbell’. Produzidas entre 1976 e 1987, ano em que Andy Warhol faleceu, as imagens mostram como era a vida do pintor e a sua relação com amigos e outras celebridades da época, como Debbie Harry, Truman Capote, Jean-Michel Basquiat, Liza Minelli, e Jon Gould, seu namorado.

A iniciativa faz parte do Contact Warhol Project, projeto criado pela Universidade de Stanford que contará também com uma exposição em setembro e o lançamento de um livro em novembro. Todas as fotos devem estar disponíveis em uma biblioteca virtual até o final do ano.

“É o Warhol como você nunca o viu antes. Você está vendo sua vida cotidiana de uma foram que apenas não era possível antes, porque essas folhas de contato nunca estiveram disponíveis ao público”, explica Richard Mayer, professor de arte de Stanford.

“As folhas de contato não oferecem apenas insights importantes e novos sobre a vida e o trabalho de Warhol, mas também ajudam a esclarecer problemas que cercam o que o motivava e o preocupava durante a última década da sua vida”, disse Mayer ao jornal britânico The Guardian.

De acordo com os pesquisadores, Warhol havia imprimido apenas 17% das fotografias que foram descobertas. Geralmente, o artista marcava as imagens rejeitadas com um X e as aprovadas eram circuladas. “Uma fotografia significa que eu sei onde eu estive a cada minuto”, disse Andy Warhol. “Por isso eu tiro fotos.”

Andy Warhol (Foto: The Andy Warhol Foundation for the Visual Arts, Inc.)ANDY WARHOL (FOTO: THE ANDY WARHOL FOUNDATION FOR THE VISUAL ARTS, INC.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário