terça-feira, 28 de agosto de 2018

Biblioteca sonora dos ecossistemas


Fragments Of Extinction é uma biblioteca sonora dos ecossistemas mais antigos e diversos do planeta. Um trabalho de uma equipa coordenada pelo artista sonoro e investigador italiano David Monacchi.

Shifter (Portugal)

Uma equipe coordenada pelo artista sonoro e investigador italiano David Monacchi viajou pelas maiores áreas remanescentes de floresta primária próximas à linha do Equador, captou os sons desses ecossistemas e construiu uma biblioteca online que procura sensibilizar o público para a biodiversidade ameaçada pelas alterações climáticas e não só.

O projeto, intitulado Fragments Of Extinction, consistiu na captação durante 24 horas da paisagem sonora de diferentes habitats dessas florestas, considerados os ecossistemas mais antigos e diversos do planeta.

Porquê durante 24 horas? Porque representa o ciclo circadiano, isto é, o ciclo biológico pelo qual se regem quase todos os seres vivos e que é influenciado principalmente pela variação de luz, temperatura, marés e ventos entre o dia e a noite.

No Fragments Of Extinction, é possível ouvir os sons de diferentes habitats da ilha asiática de Bornéu, do continente africano e da Amazônia, numa viagem pelo patrimônio verde e vivo que é preciso preservar. O site apresenta também a história de cada expedição que a equipa de David Monacchi fez para a captação sonora, ilustradas com fotografias.

Monacchi e os seus colegas gravaram a floresta numa lógica tridimensional, registando os sons provenientes de todas as direções – de cima (onde estão os pássaros e macacos) e de baixo (lugar dos anfíbios e insectos). Os sons revelam, assim, a complexidade da rede de comunicação entre espécies diferentes e indivíduos da mesma espécie nestes ecossistemas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário