terça-feira, 9 de outubro de 2018

A biblioteca online com os sons de milhares de animais selvagens

Mantida pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, a Macaulay Library registra sons da vida selvagem captados por pesquisadores desde 1929

André Cabette Fábio | Nexo

SAPO DA ESPÉCIE ANURA, UMA DAS REGISTRADAS NA BIBLIOTECA ONLINE

O crescimento da população de seres humanos e seu avanço sobre ambientes naturais têm levado à queda acelerada da população e da diversidade de espécies de seres vivos no planeta. 

Pesquisadores estimam que, desde o início da civilização humana, há 300 mil anos, a massa de plantas caiu pela metade. A retirada da cobertura vegetal é realizada, em geral, para dar lugar a atividades humanas, como lavouras e a criação de rebanhos, que tomam o lugar de insetos, pássaros, mamíferos e outros seres vivos que viviam nos ecossistemas retirados. 

Atualmente, humanos e rebanhos usados para a alimentação da espécie pesam mais que todos os vertebrados combinados, com exceção de peixes. 

A humanidade continua a crescer, e a redução da população de outros seres vivos continua em curso - a rápida mudança climática ligada ao aquecimento global tende a acelerar esse processo. Desde 1970, a população mundial de animais selvagens despencou 58%. 

Mantida pela Universidade Cornell, nos Estados Unidos, a Macaulay Library registra sons da vida selvagem captados por pesquisadores desde 1929, que são um testemunho da atual diversidade de espécies do planeta. 

Uma parte do material é disponibilizada na internet, no site Macaulaylibrary.org. É possível ouvir os sons emitidos por pássaros, mamíferos, artrópodes, peixes e répteis e anfíbios, como o sapo Anura da foto que abre essa reportagem. Grande parte das gravações ocorreu no habitat dos animais, em que seus cantos se misturam aos de outros seres vivos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário