sábado, 12 de outubro de 2019

O poder das notícias falsas na era digital



Fábio Jesuíno | Startup Blog - Portugal

O mundo digital revolucionou a forma como comunicamos, permitiu dar voz a qualquer indivíduo, mas ao mesmo tempo, deu voz a campanhas de desinformação através das “Fake news”.

O termo “fake news”, ou notícias falsas ficou popular em 2016, durante as eleições dos EUA, devido as polemicas que foram criadas nas redes sociais envolvendo vários políticos e até governos externos. Foi um momento que ficou marcado pela confusão que gerou na sociedade norte-americana e influencia que teve nos resultados nas eleições, que ainda está a ser investigado.

As notícias falsas são graves ameaças às democracias e muitas vezes utilizadas como meios de interferência nos processos eleitorais, que se veio a verificar depois nas eleições presidenciais brasileiras de 2018, onde recentemente a plataforma WhatsApp confirmou o envio de propaganda e informação falsa na sua rede.

A importância do jornalismo e os meios de comunicação social independentes ganham atualmente, maior relevância na nossa sociedade, mesmo passando por dificuldades, são uma plataforma de confiança e de liberdade, principalmente neste mundo cada vez mais digital. Uma confiança que deve ser preservada e ampliada pelos governos como mecanismos de ajudas adaptados às novas realidades.

Atualmente é muito importante ter uma sociedade que saiba identificar notícias falsas, situação que ainda não acontece na maioria da população dos países da união europeia, onde só 48% portugueses admitiu, num estudo realizado recentemente pela Comissão Europeia, conseguir identificar notícias falsas, um valor que está abaixo da média da União Europeia.

Uma das maiores convicções do pensamento contemporâneo é que a internet, que deu origem às plataformas digitais, como o Facebook, YouTube e Twitter, está a transferir o poder dos governos para a sociedade civil. Fazendo com que alguns países ataquem a liberdade da internet, como acontece na Russia, China, Cuba e Turquia, que censuram claramente informações críticas.

As “fake news” são uma ameaça, mas também uma oportunidade para melhorar a educação digital de uma sociedade cada vez mais conectada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário