terça-feira, 21 de novembro de 2006

Mecanismos de busca se unem por padronização

O Google, o Yahoo e a Microsoft anunciaram hoje suporte ao Sitemaps 0.90, na primeira iniciativa conjunta para melhorar o processo de varredura na web pelos mecanismos de busca. O Sitemaps oferece uma forma simples para webmasters notificarem mecanismos de busca a respeito de seu sites, que podem então ser indexados de forma mais completa e eficiente, resultando numa melhor representação em índices de busca. Para os usuários, o serviço permite resultados de melhor qualidade e mais atualizados.

Uma iniciativa primeiramente dirigida pelo Google e pelo Yahoo, o Sitemaps se baseia na versão 0.84, lançada pelo Google em junho de 2005. A tecnologia será agora adotada pelo Yahoo e pela Microsoft como protocolo único para aprimoramento das pesquisas na web. As companhias vão continuar a colaborar na melhora da publicação e protocolo do Sitemaps num site mantido em conjunto, o www.sitemaps.org, que oferecerá todos os detalhes sobre o protocolo.

Como funciona

Um Sitemap é um arquivo XML que pode ser disponibilizado num website, agindo como um marcador para mecanismos de busca varrerem certas páginas. O webmaster pode listar todas as URLs do site, assim como metadados opcionais, como a hora da última atualização. Com isso, a varredura e indexação do website pelos mecanismos de busca são melhoradas. Qualquer webmaster pode submeter seu Sitemap a qualquer mecanismo de busca que adote o protocolo.
As companhias pretendem hospedar o serviço no site Yahoo Small Business. Qualquer dono de site pode criar e fazer upload de seu Sitemap em XML, e divulgar o endereço do arquivo para os mecanismos de busca participantes.

Fonte: B2Magazine

Nenhum comentário:

Postar um comentário