quarta-feira, 12 de setembro de 2007

TNC e Confederação de RPPN lançam site com banco de dados inédito de reservas particulares do Brasil

A The Nature Conservancy (TNC) e a Confederação Nacional de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) acabam de lançar o mais novo e completo banco de dados sobre as reservas particulares do País, disponibilizado no site http://www.reservasparticulares.org.br/ .


O banco possibilita a visualização das reservas cadastradas e georreferenciadas por meio de uma interface com o Google Earth, além dos limites dos biomas, das fisionomias vegetais e das unidades de conservação públicas.


As principais vantagens do banco de dados são: possibilitar uma troca de informações com objetivo de melhorar a gestão das reservas particulares; dar suporte na tomada de decisões para a construção de políticas de incentivo; e permitir ao proprietário de reservas fazer pesquisas, cadastrar e atualizar as informações de suas área com facilidade.


O banco de dados mostrará o mapa da propriedade, dados cadastrais, caracterização como habitats especiais existentes e espécies de fauna e flora, dados sobre ecoturismo, sustentabilidade da reserva, pesquisa, gestão, educação ambiental e também a interação social da reserva com o entorno, além de fotos. O desfio será manter o banco de dados sempre atualizado e dar suporte aos processos de gestão das reservas de forma particular e das redes de proprietários.Serviço:The Nature Conservancy (TNC) é uma das mais antigas ONGs ambientais do mundo, criada em 1951. Presente no Brasil desde 1988, a TNC desenvolve projetos nos principais biomas brasileiros (Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal e Caatinga).


Com atuação em 28 países, a TNC trabalha para proteger mais de 107 milhões de hectares. Conheça nossos projetos: http://www.tnc.org.br/ Confederação Nacional de RPPN (CNRPPN) é uma associação sem fins lucrativos, constituída por 15 associações de proprietários de RPPN dos 27 estados e todos os biomas brasileiros. Estas representam as 742 RPPN existentes, perfazendo mais de 580.000 hectares de áreas naturais protegidas. Para maiores informações: http://www.rppnbrasil.org.br/


Fonte: América Mágica

Nenhum comentário:

Postar um comentário