quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Biblioteca virtual do MEC socializa o conhecimento

Há muitos anos que o acesso a milhares de livros, músicas, pinturas, fotografias, vídeos, pesquisas científicas, artigos e outras formas de mídia é possível e facilitado pela internet. Sendo que muitas vezes esse acesso acontece de forma ilegal. Porém há um portal que disponibiliza todo o seu acervo de forma gratuita e dentro da legalidade. Trata-se do Domínio Público, uma biblioteca digital da Secretaria de Educação a Distância do Ministério da Educação do Brasil, que possui mais de 106 mil obras cadastradas em textos, sons, imagens e vídeos.

O portal, desenvolvido em software livre, iniciou suas atividades em novembro de 2004 e todo o seu acervo é constituído por obras de domínio público ou cedidas pelos titulares dos direitos autorais. Até o mês de janeiro de 2009, já registrou mais de 15,2 milhões de visitas, tornando-se um referencial entre as bibliotecas virtuais.

Os internautas têm acesso a romances, crônicas e poesias de autores brasileiros e estrangeiros representativos da literatura universal e de todas as épocas, como também a livros e publicações em diferentes áreas da produção do conhecimento, como filosofia, história e ciências, além de teses e dissertações.

O acervo de imagens abrange fotografias documentais e registros da população, arquitetura e natureza do Brasil, além da história econômica, política, social e cultural do país, em épocas distintas. Mapas históricos, topográficos, geoeconômicos, políticos e populacionais do Brasil também estão disponíveis, além do registro fotográfico de pinturas, gráficos e esculturas de museus mundo afora.

O portal possui também gravações fonográficas antigas e atuais que representam os diversos ritmos musicais e as canções populares do Brasil, assim como músicas de compositores estrangeiros, representativos da cultura universal, e registros de orquestras sinfônicas.

Os usuários ainda têm acesso a programas produzidos pela TV Escola do MEC com documentários sobre cultura, sociedade, economia e política brasileiras; entrevistas com personalidades de destaque nos planos cultural, artístico e científico; e filmes representativos da cinematografia nacional.

As obras que mais se destacam e são acessadas no portal são os livros de Machado de Assis (obra completa); poesias de Fernando Pessoa; as publicações traduzidas para português do dramaturgo inglês William Shakespeare; as pinturas de Leonardo Da Vinci; o livro A Divina Comédia, de Dante Alighieri; músicas eruditas, canções de blues, jazz, música contemporânea e hinos brasileiros em arquivo de mp3 de alta qualidade; e os programas em vídeo da TV Escola.

Ao disponibilizar o seu conteúdo de forma livre e gratuita, o portal Domínio Público busca incentivar a socialização e compartilhamento do conhecimento, estimulando a realização de estudos e pesquisas por parte de professores, alunos e cidadãos.


COLABORANDO

Aos interessados em aumentar e atualizar o acervo do portal e, dessa forma, propagar o conhecimento, é possível colaborar com o site de vários modos, como digitalizando materiais de domínio público e enviando-os para o site, cedendo direitos autorais dos quais sejam detentores, disponibilizando obras de suas autorias, seja ela música, fotos, ilustrações ou trabalhos audiovisuais, ou traduzindo obras encontradas no portal, mas que ainda não estejam em língua portuguesa.

O acesso ao portal Domínio Público é feito pelo site www.dominiopublico.gov.br.


Fonte: Paraiba.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário