domingo, 26 de julho de 2009

Professores da UnB podem divulgar seus trabalhos em rede acadêmica

Os docentes da Universidade de Brasília que quiserem divulgar produções científicas já podem procurar o Repositório Institucional (RIUnB) localizado na biblioteca. Nos últimos quatro meses, O RIUnB recebeu mais de 43 mil consultas e foi usado para 22 mil downloads. No total, constam 123 comunidades que correspondem a todas unidades acadêmicas da universidade.

O RIUnB é um conjunto de serviços oferecidos pela Biblioteca Central para a gestão e disseminação da produção científica. Ele tem o objetivo de armazenar, divulgar e garantir o acesso em formato digital do que é produzido na UnB. A pesquisa no RIUnB é gratuita e não necessita de cadastro. Vale ressaltar que o sistema de consultas e downloads é aberto para todo mundo. Depois do Brasil, os Estados Unidos é o segundo país a utilizar o serviço da UnB.

O Repositório é constituído de comunidades organizadas por coleções. As comunidades são representadas pelas unidades acadêmicas da universidade, como departamentos, institutos, centros de ensino de pós graduação e outros. O ranking de publicações é liderado pela pós-graduação da Engenharia Civil seguido da Faculdade de Medicina, Saúde, Agronomia e Veterinária.

PROJETO
– O sistema que permite a leitura digital das monografias, dissertações e teses foi iniciativa dos bibliotecários do MIT (Massachusetts Institute of Technology) em Boston e divulgada pela primeira vez em 2003. “Logo quando conheci o projeto, trouxe imediatamente para o Brasil. Ele já é realidade nas maiores universidades do mundo”, afirma Sely de Souza, diretora da Biblioteca Central da UnB. A ideia do serviço é proporcionar visibilidade à produção intelectual realizada pela instituição e apoiar o processo por meio do acesso facilitado pela Internet.

Idealizadora do Repositório Institucional, Sely de Souza garante que a aceitação do projeto está grande e que os professores têm se mostrado interessados pela visibilidade mundial que o sistema proporciona. “Você não paga e ainda pode utilizar o trabalho, desde que mantenha os créditos. Os projetos que tem o resumo em inglês têm ainda mais acesso. Outro dia um trabalho da universidade foi baixado na Bélgica”, explica.

A novidade do Repositório é uma ferramenta chamada identificador persistente. “Qualquer buscador, como o Google, é capaz de encontrar os trabalhos”, explica Sely. Segundo ela, RIUnB é um modelo piloto a ser replicado em todas as universidades brasileiras em parceria com o MIT.


Fonte: Clicabrasilia

O endereço do repositório é: http://repositorio.bce.unb.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário