quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Um espaço para vídeos de ciência

Capa do DVD De Olho no Céu (Eyes on the Skies): disponível em português para ser visto no site de Pesquisa FAPESP



Filme internacional De Olho no Céu sobre os 400 anos da invenção do telescópio inaugura área do site de Pesquisa FAPESP dedicada à produção audiovisual

O site de Pesquisa FAPESP acaba de criar uma área dedicada a vídeos de divulgação científica. Nesse endereço, serão publicados vídeos feitos pela redação da revista, com duração de alguns minutos, e também produções de terceiros, em especial de cientistas, universidades e instituições de ensino e pesquisa. Para ampliar ainda mais a difusão dos filmes, um canal também foi criado dentro do You Tube, o popular portal de hospedagem de vídeos da internet. Universidades e instituições de pesquisa de renome internacional, como as universidade Harvard e Stanford, o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Nasa, também já usam o You Tube com essa finalidade.

Para inaugurar a nova área de vídeos, Pesquisa FAPESP leva ao ar, com áudio em português, o filme Eyes on the Skies (De Olho no Céu), uma bem-cuidada produção da União Astronômica Internacional (IAU, na sigla em inglês) e da Agência Espacial Europeia (Esa) feita especialmente para celebrar os 400 anos da invenção do telescópio, o instrumento mais revolucionário para a pesquisa em astrofísica. Lançada nos formatos DVD e Blu-ray em vários países do mundo, inclusive no Brasil, como parte dos festejos do Ano Internacional da Astronomia, comemorado em 2009, a produção dura uma hora e é apresentada por Dr. J, cujo nome verdadeiro é Joe Liske, um astrofísico alemão que trabalha no European Southern Observatory (Eso) e mantém um podcast em vídeo denominado Hubblecast.

Dividido em sete capítulos, o filme enfoca múltiplos aspectos da fantástica história dos telescópios. Mostra personagens importantes envolvidos no desenvolvimento desse tipo de instrumento para observação dos céus, desde a época de Galileu Galilei até os dias de hoje. Salienta também a importância científica e os feitos tecnológicos obtidos com os principais telescópios. Mostra ainda os sucessos e os fracassos obtidos com essa janela para o Universo criado pelo homem.

A partir de hoje, o site de Pesquisa FAPESP disponibiliza um capítulo de De Olho no Céu por dia. Por ser relativamente longo, com mais de 11 minutos, o primeiro capítulo, intitulado "Novas Visões do Céu", já está no ar, mas dividido em duas partes. Os demais capítulos, todos com menos de 10 minutos, serão publicados em sua integralidade.

Clique aqui para ver a primeira parte do primeiro capítulo.

Os direitos de reprodução na internet do filme com áudio em português foram gentilmente cedidos pelos autores de De Olho no Céu.

Outros vídeos no ar - Além do filme sobre astronomia, a nova área do site conta com mais dois novos vídeos: uma rápida entrevista com o botânico Marcos Buckeridge, da Universidade de São Paulo, sobre uma árvore da Amazônia, a sucuuba, que sobrevive cinco meses debaixo d'água; e um programa de 13 minutos (dividido em duas partes) sobre nanotecnologia e cosméticos, feito pelo Centro Multidisciplinar de Desenvolvimento de Materiais Cerâmicos (CMDMC), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (Cepid) financiados pela FAPESP.

Em 2010, todos os vídeos já disponibilizados por Pesquisa FAPESP nos últimos anos, como a cobertura das palestras das exposições Einstein e Revolução Genômica, serão reagrupados na nova área do site.

Indique um vídeo de ciência - Ajude a aumentar o acervo de vídeos sobre ciência de Pesquisa FAPESP. Se você é pesquisador ou é ligado a alguma universidade ou instituição científica, sugira vídeos para serem incorporados ao site. Envie um email para cartas@fapesp.br e a sua sugestão será analisada.

Fonte: Revista Pesquisa Fapesp

Nenhum comentário:

Postar um comentário