quinta-feira, 29 de abril de 2010

Fundação Padre Anchieta lança portal dedicado à música brasileira


O arquivo de imagens das atrações musicais da TV Cultura tem tamanho proporcional aos 40 anos de idade da emissora, detentora de quase 200 mil vídeos em formato digital. A Rádio Cultura Brasil, por sua vez, ostenta um rico e diverso repertório de entrevistas e peças sonoras, muitas delas raras, resultado de 73 anos de história.

Agora, os acervos destes dois veículos de comunicação se unem para alimentar o conteúdo do portal Cultura Brasilwww.culturabrasil.com.br – que entrou no ar dia 28 de abril como um dos maiores sites dedicados à música brasileira, para ser uma referência para amantes e pesquisadores da área.

Na cerimônia de lançamento, realizada em um dos estúdios de tevê da emissora, o site transmite a primeira gravação ao vivo do programa semanal Ensaio, da TV Cultura. O convidado especial de Fernando Faro é o cantor, compositor e violonista João Bosco.

Mais do que uma plataforma web dos programas da casa, o portal Cultura Brasil pretende incorporar conteúdos musicais produzidos pelas atrações tanto da TV Cultura como da Rádio Cultura Brasil, desde vídeos do Ensaio, Sr. Brasil, Viola, Minha Viola e matérias do Metrópolis, até entrevistas e reportagens radiojornalísticas sintonizadas nos 1200 kHz, como SuperTônica, TodaMúsica, Galeria e RadarCultura. A proposta é convergir a todo instante a produção dessas duas fontes.

“O portal vai imergir nos acervos audiovisual e iconográfico que a Fundação detém e, a partir dele, capturar tudo que existe sobre música nacional, catalogando e postando o que estiver dentro das nossas possibilidades”, explica Ricardo Tacioli, editor de conteúdo, que adianta que o crescimento do conteúdo será gradativo e permanente.

Mas o site não vai apenas replicar programação. Ele produzirá conteúdo original, com entrevistas, textos, vídeos e podcasts. Com layout limpo, desenvolvido justamente para privilegiar informação e imagem, o Cultura Brasil também valorizará a produção iconográfica da Fundação, que já atinge mais de um milhão de fotos.

Fonte: Adnews

Nenhum comentário:

Postar um comentário