sábado, 8 de maio de 2010

Monumentos e edifícios históricos na Europeana

Antónia Marques

Visitar os mais emblemáticos monumentos e edifícios históricos da Europa sem sair de casa é algo que vai poder fazer dentro de pouco tempo.

Este é objectivo do projecto Carare, que visa colocar online, através da Europeana, a biblioteca digital europeia mais de dois milhões de imagens, mapas, planos e modelos a três dimensões de monumentos, locais de interesse arqueológico e edifícios históricos e emblemáticos dos diferentes movimentos arquitectónicos europeus.

Para que este projecto esteja pronto em 2011, estão a trabalhar na recolha e no tratamento dos dados 20 países europeus. A finalidade deste trabalho de pesquisa é permitir que as informações a ser disponibilizadas no Carare tenham uma nova dimensão e tragam um novo e mais aprofundado conhecimento sobre os monumentos em causa, mesmo quando de trata de algo tão conhecido e emblemático como as ruínas de Pompeia.

Alguma desta informação já está disponível na Europena, mas de forma limitada, como explica Kate Fernie, coordenadora técnica do Carare. «Se se procurar na Europeana já é possível aceder a alguma informação sobre algumas das construções europeias mais icónicas, mas essa informação é limitada».

O passado e o presente

O que será novidade com o Carare é a informação detalhada sobre os monumentos e sítios emblemáticos. E esses dados não se limitam a dar a conhecer o ano da construção e o nome da estrutura ou o período histórico em que se enquadra, mas irão mais além. Será possível saber o estado de conservação actual, assim como informação multimédia, como fotografias, vídeos ou imagens aéreas.

Outra das novidades serão as imagens tridimensionais, que irão permitir ao utilizador explorar virtualmente a reconstrução de muitos dos monumentos e dos locais considerados património mundial pela UNESCO. Entre estes destaca-se o teatro da cidade de Paphos, em Chipre, que data do século IV, ou o templo megalítico de Ta Hagrat, em Malta.

O projecto vai incluir ainda as coordenadas geográficas de acesso a cada local ou monumento.

[i] Flash

Projecto: CARARE
URL: http://www.carare.eu/
Tempo de Implementação: 3 anos (início em Fevereiro de 2010)
Entidades Responsáveis: Kulturarvsstyrelsen, MDR Partners
Contactos: Kulturarvsstyrelsen – Tel: +45 33 74 51 00; e-mail:post@kulturarv.dk
MDR Partners – Tel: +44 (0)208 8763121

Fonte: iGovCentral

+ Europeana avança com projeto CARARE

Nenhum comentário:

Postar um comentário