sexta-feira, 7 de maio de 2010

Tim O'Reilly - 'O sistema é a propria internet'


Marcelo Albagli na Web 2.0 Expo

Afinal aconteceu o keynote mais aguardado aqui no Web 2.0 Expo San Francisco. Tim O'Reilly, organizador do evento, falou sobre o 'Estado da Internet Como Sistema Operacional'. Por causa da confusao sobre o termo, criado por ele em 2004, O'Reilly esclareceu que sua preocupaçao sempre foi a de definir as características de um modelo computacional distribuído. Que sistema estamos usando quando realizamos uma busca no Google ou no Bing? E quando consultamos um mapa pelo celular? Ou, por exemplo, quando postamos um tweet? A resposta é - a própria internet.

Revendo o que postulou anos atrás, O'Reilly admitiu ter se equivocado quando afirmou que 'você é o dono das suas próprias informaçoes'. Com a batalha pelo mercado da cloud computing, ao optar por uma plataforma hoje, você também está optando por uma determinada infra-estrutura. E infra-estrutura tem dono. Por isso precisamos pensar em uma internet aberta ('open web').

O'Reilly destacou alguns players, é claro. O Google, mais do que ninguém, continua criando ferramentas open-source para o futuro, inspirando milhoes de desenvolvedores. Seu problema, no entanto, é que ele é o Google - todos o temem. A Microsoft, que está aberta para novas parcerias, tem o Windows como seu calcanhar de Aquiles. A Apple, que muito tem inovado com seus gadgets maravilhosos, está tentando promover uma nova maneira de se consumir conteúdo. Bacana, mas falha ao tentar emplacar um serviço premium (MobileMe), ao invés de optar pelo caminho da socializaçao. Ainda do ponto de vista da web como sistema operacional, O'Reilly acredita que o Facebook tenha dado um grande passo com o Social Graph. Ao invés de olhar para dentro do seu próprio site, Zuckerberg está oferecendo um serviço que pode beneficiar outras pessoas.

Em todos os casos, obviamente, o benefício criado por essas empresas sempre acaba retornando para elas mesmas. O que as torna mais ou menos 'evils', é o que conseguem oferecer em troca do que almejam conseguir.

Fonte: Blue Bus
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário