terça-feira, 1 de junho de 2010

Apresentação da Biblioteca Virtual de Literatura mexicana

O projeto é parte da Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes www.letrasmexicanas.mx




A sede da Fundação J. Alvarez del Castillo, em Guadalajara sediará hoje (19h horário do México) a apresentação da Biblioteca Virtual da literatura mexicana, criada com o objetivo de se tornar o espaço de referência online sobre a cultura do México.

A cerimônia de apresentação contará com intervenções de Marco Antonio Cortés Guardado, presidente da Universidade de Guadalajara, Jose G. Moreno de Alba, diretor da Academia Mexicana da Língua, Guadalupe Defosse Curiel, diretor do Instituto de Pesquisa Bibliográfica do México, Ignacio Jiménez Ranedo, reitor da Universidade de Alicante e vice-presidente da Fundação Miguel de Cervantes da Biblioteca Virtual, e Ángel Gabilondo Ministro da Educação do Governo da Espanha.

Sor Juana Juan Villoro
Coordenado pela Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM), a Biblioteca Virtual da literatura mexicana resulta da pesquisa acadêmica, científica e cultural da Fundação da Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes com instituições mexicanas de relevância cultural, como a própria UNAM, da Academia Mexicana da Língua, Universidad Iberoamericana, O Colégio da México e a Universidade de Guadalajara.

O projeto tem o apoio do Banco Santander no México, através de Universidades sua Divisão Global Santander, e apresentado no II Encontro Internacional de Reitores Universia.

O portal oferece diversos espaços dedicados às instituições que desenvolvem o projeto e um catálogo que será ampliado gradualmente, e também tem seções sobre Bartolomé de las Casas e Palafox y Juan Mendoza (bispos, respectivamente, de Chiapas e Puebla no século XVI e XVII), e outro dedicado a Sor Juana Inés de la Cruz, a grande figura literária na Nova Espanha, e dois dos mais renomados escritores contemporâneos: Margo Glantz e John Villoro.

Fonte: Tradução livro de artigo publicado na Teleprensa
Imagem: Internet

Nenhum comentário:

Postar um comentário