quarta-feira, 9 de junho de 2010

A leitura na universidade e o livro digital

23ª Reunião da Abeu acontece em São Paulo até amanhã

PublishNews

Pela primeira vez a cidade de São Paulo é sede da Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (Abeu), que já está em sua 23ª edição. O evento, aberto na noite desta segunda-feira (7), na Fundação Editora da Unesp, prossegue até o próximo dia 10 e tem como tema a leitura na universidade e o livro digital. Diante de um futuro incerto em relação às mudanças na postura do leitor e do consumidor de livros, o encontro reúne acadêmicos e especialistas para discutir os rumos desta atividade fundamental para a formação universitária.

Para a presidenta da Abeu, Flávia Garcia Rosa, “nós, professores universitários inseridos nesse contexto de tecnologias da informação e sociedade em rede, precisamos estar atentos para os desafios e possibilidades que este novo cenário nos impõe”.

O secretário de Ensino Superior do Estado de São Paulo, Carlos Vogt, destacou a importância da leitura e da comunicação. “Não há conhecimento sem a busca por conteúdos”, disse. Para ele, “dificilmente o livro digital levará ao desaparecimento da forma tradicional”. Segundo o secretário, o livro digital será mais utilizado na busca por referências e citações e não para uma leitura completa. “As duas formas terão papéis complementares”, afirma.

Já para o secretário municipal da Cultura de São Paulo, Carlos Augusto Calil, “temos ainda uma interrogação em relação ao livro digital”. Ele, no entanto, acredita que haverá mais ganho do que perda, “principalmente para os jovens que estão habituados a ler e fazer pesquisas pela internet”.

José Castillo Marques Neto, diretor presidente da Fundação Editora da Unesp, ressaltou o papel da universidade pública na formação das futuras gerações e da importância de se estar sintonizado com os novos meios. “Tivemos a ousadia de trabalhar com dois conceitos importantes: a contextualidade eletrônica e o acesso gratuito ao conhecimento produzido nas universidades”, disse, ao apresentar o programa de livros digitais da Unesp, uma iniciativa conjunta da editora com o Programa de Pós-Graduação da Universidade, que já lançou 44 títulos inéditos exclusivamente no formato eletrônico. “Desde março, quando foi lançado, já foram feitos mais de 35 mil downloads”. Os livros têm acesso gratuito no site www.culturaacademica.com.br .

A programação completa pode ser acessada pelo site do encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário