quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Cambridge ultrapassa Harvard e assume o primeiro lugar no QS World University Rankings(R) de 2010


Na 7ª edição anual o QS World University Rankings(R), que foi publicada hoje, Cambridge se torna a primeira universidade fora dos EUA a se classificar em primeiro lugar.

A lista das 200 melhores e a metodologia empregada no ranking está disponível no site http://www.topuniversities.com . A lista completa das 500 melhores universidades será publicada em 15 de setembro 00.01 01:00 GMT.

-- Harvard, que liderou a tabela desde 2004, cai para segundo lugar

-- MIT salta de 9º para 5º lugar, refletindo um forte desempenho das universidades de tecnologia

-- UNAM, na Cidade do México, é a melhor universidade da América Latina, apesar de ter caído no ranking mundial e saído da lista das 200 melhores

-- O Brasil tem duas universidades entre as top 300: Universidad de São Paulo (USP) e Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

-- Apenas 10 universidades latino-americanas aparecem na lista das top 500, quatro a menos que em 2009

Top 10 do mundo

2010 2009 Instituição País

1 2 University of Cambridge Reino Unido

2 1 Harvard University EUA

3 3 Yale University EUA

4 4 UCL (University College London) Reino Unido

5 9 Massachusetts Institute of Technology (MIT) EUA

6 5= University of Oxford Reino Unido

7 5= Imperial College London Reino Unido

8 7 University of Chicago EUA

9 10 California Institute of Technology (Caltech) EUA

10 8 Princeton University EUA


(c) Quacquarelli Symonds Ltd 2010. http://www.topuniversities.com . All rights reserved


Top 5 da America Latina

2010 Institution Name Country/Territory

222 Universidad Nacional Autónoma de México (UNAM) México

253 Universidad de São Paulo Brasil

292 Universidade Estadual de Campinas Brasil

326 Universidad de Buenos Aires Argentina

331 Pontificia Universidad Católica de Chile Chile


(c) Quacquarelli Symonds Ltd 2010. http://www.topuniversities.com . All rights reserved


O QS World University Rankings(R) avalia a qualidade de pesquisa universitária, a empregabilidade dos graduados e o compromisso com o ensino e internacionalização. QS rankings usam uma combinação de pesquisas globais e dados auditados, incluindo contagem de citações do Scopus, a maior base de dados mundial de publicações acadêmicas.

Cambridge foi eleita a melhor universidade para a qualidade da pesquisa, selecionada por mais de 15 mil acadêmicos em todo o mundo. Apesar de Harvard ser a universidade mais popular entre os 5.007 empregadores entrevistados ao redor do mundo, Cambridge assumiu a liderança global no ranking.

Ben Sowter, chefe de pesquisa da QS diz: "Ao contrário de outros sistemas de classificação que dependem fortemente de indicadores estatísticos da pesquisa universitária, QS também leva em conta os pontos de vista mais recentes de empregadores e acadêmicos, refletindo os interesses mais amplos de alunos e pais. QS rankings refletem o ambiente altamente competitivo do ensino superior a nível mundial."

Comentando sobre o desempenho das universidades latino-americanas, John O Leary, membro executivo do Conselho Consultivo Acadêmico da QS, diz: "Será necessário muito mais investimento no ensino superior para que os países da América Latina deixem sua marca no ranking QS. Pela primeira vez em vários anos, a região não tem nenhuma universidade entre as top 200, e todos país latino americanos tiveram declínio na média das posições de suas universidades."

Sowter continua "dadas as perspectivas econômicas incertas, é reconfortante para os alunos que as 200 melhores universidades sejam, em geral, também as universidades mais populares com os empregadores, o que sugere que um diploma em uma instituição de classe mundial continua a ser o melhor caminho para um bom emprego."

Para visualizar o Comunicado à Imprensa Multimídia, favor clicar em:

http://multivu.prnewswire.com/mnr/prne/qstopuniversities/44212/

Fonte: Yahoo Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário