quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Google agora busca antes de usuário terminar de digitar

Com novo mecanismo, empresa promete tornar processo de pesquisa na internet ainda mais rápido

Célio Yano, de EXAME.com

Marissa Mayer, vice-presidente da empresa, apresenta o Google Instant

O Google lançou nesta quarta-feira (8) um novo mecanismo que promete tornar o processo de busca ainda mais rápido, economizando de dois a cinco segundos por pesquisa. Batizado de "Google Instant", o sistema passa a exibir as ocorrências de palavras-chave enquanto o usuário ainda as digita ou até mesmo antes mesmo de um termo ou expressão ser inserido, graças a algoritmos que "preveem" o que possivelmente será buscado.

Por enquanto, o recurso está disponível nas versões do buscador dos Estados Unidos, Reino Unido, França, Alemanha, Itália, Espanha e Rússia; carregados nos navegadores Chrome 5 ou 6; Firefox 3; Safari 5 para Mac ou Internet Explorer 8. Para usuários brasileiros, é possível testar a função acessando o Google com o domínio de um dos países citados, mas é preciso entrar no site registrado em uma conta Google. Segundo a empresa, novos domínios e idiomas receberão a novidade "nos próximos meses".

Com o Google Instant, à medida que o usuário escreve na caixa de pesquisa, a página passa a exibir sugestões de busca. Quando uma palavra ou expressão que pode estar sendo digitada aparece na cor cinza, os resultados também passam a ser mostrados antes de o usuário completar a digitação. O recurso pode ser desativado por meio de um menu ao lado da caixa de pesquisa.

Demonstrações do novo mecanismo já haviam vazado na internet em agosto. Nos últimos dias, o Google criou um clima de suspense ao redor de um eventual anúncio, o que gerou ainda mais expectativa de que o serviço fosse lançado hoje. Na segunda (6) e na terça-feira (7), a página inicial do buscador exibiu Doodles (como são chamadas as versões modificadas da logo da empresa) com animações, sem indicar motivo. Na manhã desta quarta-feira, o presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, escreveu no Twitter "Prevejo grandes coisas acontecendo hoje no Google. Já somos rápidos... rápido está prestes a ficar ainda mais rápido".

De acordo com Marissa Mayer, vice-presidente de Pesquisa de Produtos e Desempenho dos Usuários da gigante de buscas, o desenvolvimento do Google Instant não foi fácil. Ao todo, foram utilizadas 15 novas tecnologias para estabelecer a funcionalidade do novo recurso. "É por isso que estamos tão animados hoje ao anunciar o Google Instant", afirmou. "Você não quer realmente buscar-assim-que-digita (ninguém quer resultados para [bicicleta c] em um processo de busca por [bicicleta capacetes]). O que você quer é buscar-antes-de-digitar".

Segundo levantamento da companhia, um usuário típico do buscador leva mais de nove segundos para digitar um termo de busca e há pessoas que chegam a levar entre 30 e 90 segundos em uma digitação. Como a expectativa é que o Google Instant economize entre dois e cinco segundos por busca, a empresa estima que, caso todos os internautas usem o recurso, serão economizados mais de 3,5 bilhões de segundos por dia, ou seja, "11 horas economizadas por segundo".

Confira o vídeo de apresentação do Google Instant (em inglês):

Nenhum comentário:

Postar um comentário