sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Yahoo! criou Instant Search 5 anos antes do Google

Mecanismo que autocompletava termos e exibia resultados em tempo real chegou a ser lançado pelo Yahoo, mas acabou descontinuado

Célio Yano, de EXAME.com

O Google Instant, mecanismo que antecipa resultados de busca enquanto o usuário ainda digita o que vai pesquisar no buscador, foi anunciado na última quarta-feira (8)como uma mudança grandiosa no modelo de interação na internet. Para o empresário Stephen Hood, quanto a isso não há dúvidas, mas ele lembra que o Yahoo! já havia desenvolvido um sistema bastante semelhante antes do Google. Em 2005.

Naquele ano, Hood trabalhava como gerente de produto da equipe de buscas do Yahoo!. Ele conta, em seu blog, que teve como seu maior projeto o LiveSearch, interface interativa que auto-completava a digitação do usuário com sugestões e exibia os resultados em tempo real, sem a necessidade de cliques.

O LiveSearch chegou a ser lançado em 2006, em estágio beta (experimental), no buscador AllTheWeb.com, que pertence ao Yahoo!, mas acabou sendo descontinuado. Ainda é possível acessar o anúncio de lançamento do serviço em uma página de arquivo da empresa.

As diferenças, conta o empresário, estavam relacionadas apenas ao layout da página e à relevância dos resultados exibidos porque, na época, o algoritmo de indexação do Yahoo! estava muito atrás do que o Google é capaz de fazer hoje. Outro ex-funcionário do Yahoo!, Oliver Bayley, publicou no YouTube uma demonstração do LiveSearch, que ele chama de "mecanismo de pesquisa preditivo"

Mas se a ideia inovadora do Google já havia sido criada cinco anos atrás, porque acabou não dando certo? O próprio Hood explica: "O Yahoo! não nos permitira introduzir o LiveSearch no yahoo.com como parte do mecanismo de busca principal. Ao invés disso, fomos permitidos apenas implementá-lo no AllTheWeb, um buscador menor e de menos tráfego. O LiveSearch foi assim relegado a um minúsculo grupo de usuários de teste que na verdade não usava o buscador do Yahoo".

Assim, conforme o empresário, os dados de navegação do novo mecanismo apontaram para o fracasso do modelo em relação à busca tradicional, e o experimento foi cancelado. Hood acredita também que o comportamento do usuário mudou desde então, o que permitiu que o Instant Search do Google se tornasse mais acessível do que o LiveSearch no AllTheWeb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário