segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Google muda algoritimo para melhorar buscador

por Thomas Claburn | InformationWeek / IT Web

Empresas bem posicionadas no ranking, mas com alto índice de reclamação, serão reclassificadas

Após denúncias de que sua ferramenta de busca era manipulada, a fim de priorizar resultados de parceiro, o Google anunciou uma mudança em seus algoritimos.

Conforme informações divulgadas ao mercado, companhias que tinham um número alto de visitas em seus sites por conta de reclamações se aproveitavam do fato para ganhar destaque no site de buscas. Lembrando que quanto mais acessada uma página é, mais bem posicionada ela fica no ranking.

Um dos contribuidores do Google, Amit Singhal, afirmou que o site alterou o algoritimo de busca para punir os anunciantes que ofereciam uma má experiência aos clientes.

O que Singhal não explicou foi quais os critérios que o Google usa para avaliar o que o Google entende sobre quando as experiências são ruins ou boas. Ele deu uma lista de técnicas que poderiam ser usadas: bloqueio de anunciantes, aplicar análise para identificar maus comentários e expor as avaliações dos usuários, quando necessário. Mas ele identifica alguns problemas com essas soluções como, por exemplo, a análise com base nas opiniões dos usuários de sites de candidatos políticos.

A razão para essa falta de critérios, segundo Singhak, são as tentativas de jogar com os resultados do Google. Tais tentativas em manipular o site mostram que a empresa não está priorizando os seus negócios, em termos de busca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário