segunda-feira, 30 de maio de 2011

Enciclopédia de ciência em português online


A primeira enciclopédia online em língua portuguesa já está disponível. A enciclopédia, WikiCiências, é apresentada esta segunda-feira na cerimônia da entrega dos prêmios Casa das Ciências 2011, uma iniciativa da Fundação Calouste Gulbenkian.

A WikiCiências contém o “léxico básico das disciplinas científicas do ensino básico e secundário, como a Matemática, a Biologia ou a Física”, explicou José Ferreira Gomes, editor-chefe da publicação e professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, à agência Lusa.

O projeto parte da recolha de termos, entre 200 e 600 por cada disciplina, e depois são preparados textos com a colaboração de professores e investigadores do Ensino Superior.

O modelo da WikiCiências é “colaborativo e os artigos ficam com indicação do autor e do editor, e de quem aprovou, o que funciona como certificação do texto que é apresentado”, indicou o professor universitário à agência noticiosa.

Até ao final do ano a WikiCiências reunirá cerca de mil entradas. Neste momento, já podem ser consultados cerca de 400 termos e outros 500 estão em processo de avaliação e melhoria.

Notícia sugerida por Vítor Fernandes

Fonte: Boas Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário