sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mediterrâneo sem fronteiras

Projeto reúne países da Europa e do norte da África para criar banco de dados sobre o patrimônio da região que foi o berço das civilizações ocidentais e orientais

por Heloísa Broggiato
Creative Commons
A basílica bizantina de San Vitale, na Itália, símbolo da "ponte" entre Ocidente e Oriente

Qantara significa “passarela” em árabe. Não à toa, esse foi o nome escolhido para batizar um projeto que reuniu instituições de França, Espanha, Marrocos, Argélia, Tunísia, Jordânia e Líbano para incentivar o diálogo entre as culturas mediterrâneas por intermédio do patrimônio histórico e cultural da região.

Um dos resultados do trabalho, que tem o respaldo do Instituto do Mundo Árabe, de Paris, foi a criação de um banco de dados virtual que apresenta diversos aspectos do patrimônio cultural mediterrâneo. Além do site, o projeto Qantara inclui ainda um livro e uma exposição itinerante, em quatro idiomas: inglês, francês, espanhol e árabe.

A ideia de intercâmbio permeia toda a iniciativa e tem por objetivo ir além do antagonismo histórico entre cristãos e muçulmanos e as diferenças entre Ocidente e Oriente. O material disponível inclui informação sobre cidades, religião, conhecimento, guerra, poder e diplomacia. As diferentes culturas são representadas por objetos, manuscritos, pinturas e obras de arquitetura que vão desde Antiguidade até o século XVIII, organizados por cerca de 200 historiadores, pesquisadores e curadores especializados.

www.qantara-med.org  


Heloísa Broggiato é jornalista, tradutora, cientista política e mestre em política internacional e segurança pela Universidade de Bradford, na Inglaterra

Nenhum comentário:

Postar um comentário