sexta-feira, 24 de junho de 2011

Biblioteca de Darwin, agora online, revela a mente do naturalista do século 19

Os leitores podem agora pesquisar através de páginas digitalizadas da biblioteca científica de Charles Darwin, que inclui transcrições de suas notas escritas à mão.

por Jie Jenny Zou / The Chronicle of Higer Education

Uma parte da vasta biblioteca científica de Charles Darwin, incluindo notas manuscritas que o naturalista inglês do século 19 rabiscou nas margens de seus livros, foi digitalizada e está disponível online. Os leitores podem agora obter em primeira o que estava por trás da mente do homem da teoria da evolução.

O projeto para digitalizar a extensa biblioteca de Darwin, que inclui 1.480 livros científicos, foi um esforço conjunto da Universidade de Cambridge, do Darwin Manuscripts Project, do Museu Americano de História Natural, do Museu de História Natural da Grã-Bretanha, e da Biblioteca do Patrimônio da Biodiversidade.

A biblioteca digital, que inclui 330 dos livros mais anotados da coleção, é totalmente indexada permitindo que os leitores pesquisem através de transcrições de notas manuscritas do naturalista que foram compiladas pelos estudiosos Darwin Mario A. Di Gregorio e Nick Gill, em 1990.

David Kohn, diretor do Darwin Manuscripts Project, lançou a parceria no ano passado como uma forma de proporcionar o acesso àqueles que são incapazes de visitar Cambridge, onde a maior parte da coleção está alojada.

"Nós realmente estamos apenas começando a arranhar a superfície da digitalização de Darwin", que levou 18 meses, disse Kohn, cujo foco está agora em busca de mais apoio financeiro para trazer o online coleção inteira. O projeto foi patrocinado por uma concessão de 290 mil dólares do Committee and the National Endowment for the Humanities.

Kohn disse que a biblioteca digital irá fornecer leitores com insights sobre processo intelectual de Darwin como um leitor que teve uma abordagem sistemática para catalogar seus próprios pensamentos e observações. Darwin muitas vezes criou índices e resumos de suas notas nas próprias margens.

"Temos agora esse banco de dados incrível de tudo sobre Darwin", disse Kohn.

Uma das anotações em um livro de botânica revelou uma descrição detalhada da escrita de um diagrama que Darwin finalmente se transformou em seu famoso desenho da "árvore da vida", em que todas as espécies divergem e se ramificam a partir de uma ancestralidade genética comum.

Título original: Darwin Library, Now Online, Reveals Mind of 19th-Century NaturalistTradução livre

+

Darwin e sua macacada

Rare Darwin drafts go online - Esboços raros de Darwin estão Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário