quarta-feira, 29 de junho de 2011

Sebrae e Abicalçados lançam banco de dados para o setor


Sistema abriga informações de mercado, novas tecnologias, cadastro de empresas, notícias, legislação e produtos de inteligência de mercado

Por Agência Sebrae de Notícias / PEGN

O Sebrae e a Associação Brasileira de Calçados (Abicalçados) lançaram nesta quarta-feira (29), em São Paulo, o Sistema de Inteligência Competitiva da Cadeia Produtiva de Couro e Calçados e Artefatos (SIC), que pretende ser o maior banco de dados de toda a cadeia produtiva do setor. O lançamento aconteceu durante a Francal 2011, uma das maiores feiras do setor no país.

Ainda em fase Beta (experiência), o sistema abriga informações de mercado, novas tecnologias, cadastro de empresas, notícias, legislação e produtos de inteligência de mercado desde máquinas e componentes do setor até matérias-primas, passando pelo segmento varejista. Apoiam o projeto, segundo Anna Patrícia, coordenadora da área de indústria da moda do Sebrae, todas as associações que representam a cadeia produtiva.

“O empresário, por meio da sua associação, poderá ter informações abertas, como números do seu segmento, assim como comprar produtos de inteligência. A Abicalçados é a entidade gerente de todo o processo”.

Os braços coletores de informações para abastecer o sistema serão os sindicatos, os polos calçadistas e plataformas nacionais e internacionais de base de dados do segmento. Parte das informações disponíveis no portal terá o seu conteúdo restrito aos associados das entidades participantes.

De acordo com Anna Patrícia, a nova ferramenta deverá gerar diferencial competitivo às empresas, sobretudo às MPE. O sistema levou dois anos e meio para ser construído e as entidades parceiras estão sendo treinadas para operar no envio das informações. “As empresas interessadas em participar da plataforma devem entrar em contato com as suas associações representativas”, disse Christian Schlindwein, gestor do projeto na Abicalçados.

Em setembro, a entidade irá começar a divulgar o SIC nos polos produtores de calçados, máquinas, componentes e acessórios no país. “Até lá esperamos que o sistema já tenha sido abastecido com um grande volume de informações”, afirma Schlindwein.

O portal do SIC, ainda em fase de experiência, poderá ser acessado em http://www.siccouroscalcados.com.br/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário