quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Twitter: mudança na busca do Google é ruim para a internet

Buscador mostrará resultados de pessoas que o usuário pode seguir no Google+
Foto: Divulgação


O Twitter mostrou "preocupação" com o novo recurso do Google que adiciona resultados com informações pessoais no buscador lançado nesta terça-feira. Em nota, a rede de microblogs afirmou que está preocupada que fique mais difícil encontrar a informação na internet com a alteração do buscador. "Achamos que é ruim para as pessoas, editoras, empresas jornalísticas e usuários do Twitter", afirmou a companhia. As informações são do site .


O Google anunciou nesta terça-feira uma atualização do buscador para incluir resultados com informações pessoais nas respostas às consultas realizadas pelos usuários. A ferramenta Search Plus Your World, de uso opcional, estará disponível de forma progressiva para internautas com contas Google que fizerem buscas em inglês. Ela poderá ser ativada e desativada através de um ícone situado no canto direito da tela.


O Twitter, porém, afirma que "durante anos, as pessoas têm contado com o Google para oferecer os resultados mais relevantes a qualquer hora que eles queiram encontrar algo na internet" e o "Twitter tem emergido como uma fonte vital de informações em tempo real". Para a rede de microblogs, como os usuários buscam na maioria das vezes eventos mundiais e notícias de última hora, "as contas de Twitter e os tweets são muitas vezes os resultados mais relevantes". Esses resultados, se o novo recurso do Google estiver ativado, vão priorizar resultados do Google+.


O conselheiro-geral do Twitter Alex Macgillivray, que já trabalhou no Google, afirmou por seu perfil na rede social que hoje foi "um dia ruim para a internet". "Posso imaginar o dissenso no Google pela pesquisa ser distorcida dessa forma", afirmou.


O novo sistema busca promover o Google+ (rede social do Google) no dia a dia dos milhões de usuários do buscador. A medida foi entendida pelos analistas como uma nova tentativa da empresa de conquistar terreno dominado pelo Facebook. Os resultados de consultas no modo Search Plus Your World refletirão informações sobre o usuário, como fotografias e publicações feitas no Google+ relativas à busca, além de sugerir pessoas e páginas para seguir na rede social.


Fonte: Terra


+ Google lança busca que compreende pessoas e suas relações

Nenhum comentário:

Postar um comentário