quinta-feira, 29 de março de 2012

Cabo Verde lança Portal do Conhecimento

Website pretende colmatar a dificuldade existente no país na busca de dados


Ciência Hoje (Portugal)


O Governo cabo-verdiano apresentou hoje o Portal de Conhecimento, um site na Internet que disponibiliza os trabalhos científicos realizados em Cabo Verde e na diáspora, desenvolvido em cooperação com a Universidade do Minho.


Segundo o ministro do Ensino Superior, Ciência e Inovação cabo-verdiano, António Correia e Silva, o portal visa disponibilizar informação científica "relevante e atualizada sobre Cabo Verde" e colmatar a dificuldade existente no país na busca de dados.


À disposição dos internautas estão, neste momento, aproximadamente 600 documentos científicos, entre teses e dissertações, artigos de revistas científicas, atas de congressos, livros e capítulos de livros, bem como fontes de pertinência científica, tais como documentos estratégicos do Governo, estatísticas, estudos, planos estratégicos e outros relacionados com Cabo Verde e os cabo-verdianos.


O primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, que presidiu à apresentação do portal, considerou-o um instrumento "essencial" para a democratização do conhecimento, podendo transformar-se no Acervo Científico da Cabo-verdianidade.


O chefe do Governo realçou igualmente a importância desta ferramenta na criação de um sistema nacional de investigação, permitindo ainda encurtar, a seu ver, a distância entre os investigadores nacionais residentes e os da diáspora.


"De certo modo, o portal poderá transformar-se em Acervo Científico da Cabo-verdianidade. Guiado pelo ideário generoso de acesso livre e aberto, salvaguardados que sejam a autoria e os seus inalienáveis direitos, o portal de conhecimento é sem dúvida um passo em direção à democratização do conhecimento", disse.

Para já o site tem 600 documentos científicos disponíveisEntretanto, o responsável pela pasta do Ensino Superior em Cabo Verde apelou para todos aqueles que estejam a trabalhar nas suas teses ou outros documentos que tenham a "generosidade de alimentar o portal", sobretudo pelas vantagens daí advenientes para o próprio autor.


Exemplificou com alguns países, nomeadamente o Brasil, em que todos os que estudam com benefícios públicos estão automaticamente obrigados a contribuir para o acervo científico do Estado, algo a ponderar no país.


Para já, porém, a adesão dos pesquisadores ao portal é voluntária, bastando, para tal, aceder ao site.


A nível técnico, o Portal do Conhecimento de Cabo Verde conta com dois parceiros "fundamentais", o Núcleo Operacional para a Sociedade de Informação (NOSI) e a Universidade do Minho (Portugal), que construiu o repositório nacional de Portugal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário