sexta-feira, 30 de março de 2012

Portal geográfico monitoriza racismo na Europa



Um portal interativo que "aponta" no mapa os casos de racismo, xenofobia e descriminação que vão ocorrendo nos vários países europeus. Esta é a proposta do portal RED lançado recentemente em Bruxelas.


Baseado em informação geográfica e de navegação bastante intuitiva, o portal fornece múltiplas perspectivas sobre a situação da Europa no que toca ao respeito pelos direitos, liberdades e garantias do ser humano. Os dados agregados e dispostos sobre a geografia europeia permitem desde a perspectiva mais rápida, com o número de incidentes assinalados em cada país do mapa europeu, até ao olhar mais selectivo sobre os dados de um determinado país ou sobre uma temática específica, podendo o utilizador ir mesmo ao detalhe de cada incidente concreto.


O portal foi desenvolvido por uma rede europeia de instituições independentes, de 17 países diferentes, dedicadas aos direitos, igualdade e diversidade (RED Network - Rights, Equality and Diversity), no âmbito do projeto "Combating Racism and Xenophobia". Em Portugal, o projeto conta com a participação da Númena, um centro de investigação em ciências sociais e humanas sem fins lucrativos.


Fonte: iGov

Nenhum comentário:

Postar um comentário