quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Europeana abre seus arquivos



A biblioteca digital Europeana abre dados de mais de 20 milhões de objetos culturais armazenados em seus servidores sob a licença Creative Commons

Europeana, a biblioteca digital europeia, anunciou nesta quarta-feira que que tornou os "dados abertos" de mais de 20 milhões de objetos culturais que reúne em seus arquivos, permitindo que os usuários ou desenvolvedores de aplicativos de internet possam reutilizá-los livremente. Essa conquista foi possível uma vez que o responsável da Europeana, através de um acordo de troca de dados, negociado por meses com os ministérios e as bibliotecas nacionais dos Estados-Membros, disse em um comunicado, a Comissão Europeia, promotora desta iniciativa. "Abrir dados são uma ideia muito poderosa, e Europeana representa tal patrimônio cultural, o casamento entre os dois só pode trazer coisas boas", disse o vice-presidente da Comissão Europeia e responsável pela Agenda Digital,Neelie Kroes.

Os dados disponíveis pela primeira vez sob uma licença Creative Commons, significa que qualquer um pode copiar, modificar ou distribuir os trabalhos, mesmo para fins comerciais, sem a necessidade de qualquer permissão para fazê-lo. A iniciativa permitirá conectar os dados das principais bibliotecas, museus e arquivos europeus com os do turismo e setores de radiodifusão.

com informações da EFE
Tradução livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário