quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Futuro da busca é mais humano, avisa Google


Em entrevista à Wired, Tom Vanderbilt revela algumas evoluções do serviço  

Olhar Digital

Muita coisa mudou nas buscas desde que o Google surgiu e, segundo o vice-presidente da companhia, muita coisa ainda será alterada. "A busca [na internet] não é de maneira nenhuma algo resolvido", disse Tom Vanderbilt em entrevista á revista Wired.

Segundo ele, a ferramenta de pesquisa deve ficar cada vez mais humana. Uma das evoluções é a busca personalizada, baseada nos detalhes de cada usuário. Paralelamente, os mecanismos farão mais interpretações dos resultados -- em vez de exibir meros links na tela.

Essas características já fazem parte da busca do Google e a tendência é que elas melhorem ao passo que desenvolvem-se a inteligência artificial e a compreensão linguística do sistema. A contratação do cientista Ray Kurzweil, por exemplo, faz parte das medidas tomadas pela companhia neste rumo.

Com isso, serão mais comuns a presença de respostas que dialoguem mais com o item buscado. Da mesma maneira haverá mais ações que sugestões, aos moldes da calculadora do serviço -- ao digitar uma operação matemática no campo de busca o Google pode devolver o resultado final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário