quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Google e o Cérebro do Mundo


O que é o Google?  Um site de buscas? Uma empresa de mapeamento geográfico? Uma plataforma de disponibilização de obras literárias? Um serviço de tradução gratuito?  Como e para quê tudo isso é usado? Nunca a frase: "não são as respostas que movem o mundo e sim as perguntas"  fizeram tanto sentido. Essas são algumas da questões levantadas pelo documentário de Ben Lewis Google e o cérebro do mundo.

Especialistas em internet, em cyber segurança, em história das bibliotecas e o responsável pela biblioteca mais rica do planeta, a de Harvard, com dezessete milhões de volumes, são alguns dos entrevistados nesta película que ganhou o TIFF, 2013 de melhor documentário. 

A vida imita a arte. Será? O filme é entrecortado com as declarações de H.G.Wells , que em 1937 lançara seu livro: "O cérebro do mundo",  faz conjecturas acerca do monopólio do conhecimento, da construção de um grande arquivo sobre tudo que se  refere a história da humanidade e nos remete a A.I Artificial Inteligence (Steven Spielberg, 2001). As fabulações sobre programas de linguagem, já existentes, capazes de decodificar com precisão, jogos culturais de uma língua, como regionalismos, piadas, ironias e conotações,  nos levam ao computador Hall (2001- uma odisseia no espaço; Stanley Kubrick, 1968) e a possibilidade de montagem do perfil do usuário nos envia para o mundo do Big Brother de 1984 (Michael Radford, 1984)e finalmente, a ilação sobre a possibilidade de manipulação desse conhecimento e de universalização de uma língua, o inglês, cuja pesquisa tem mais riqueza, nos joga no colo de Alpha 60 (Alphaville;Jean-Luc Godard, 1965). 

Os visionários do cinema e da literatura profetizavam ou  deram a idéia? Não importa. 

O que interessa é que o documentário  de Ben Lewis faz é chamar atenção para os novos paradigmas que, possivelmente, regerão nossa sociedade planetária num futuro bem próximo, pois não há como fugir, a menos que se pretenda tornar-se um eremita. A película é show de bola, não responde a nada coloca as cartas na mesa e deixa o espectador fazer suas próprias considerações. Vale a pena conferir!

Google o cérebro do mundo (Google and the world brain)

Espanha, 2013. 90 minutos

Direção: Ben Lewis

via Sonia Rocha | Almanaque Virtual






Google and the World Brain Trailer from Polar Star Films on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário